Emancipação do Campus UFJF/GV é debatida em audiência pública na tarde de hoje

06/12/2022

Acontece na tarde desta terça-feira, às 13 horas, na Câmara Municipal de Governador Valadares, uma audiência pública sobre a possibilidade de emancipação do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Esta é a última etapa do processo do calendário de discussões acerca do tópico.  

Um debate plural acerca do tópico é de suma importância para que a Universidade possa caminhar juntamente a sociedade. A representante do SINTUFEJUF, Isadora Camargos Pacheco, destaca que a decisão sobre a emancipação ou não da UFJF influenciará profundamente a vida dos discentes, docentes, técnicos administrativos e de toda a sociedade civil de Governador Valadares. “Falar sobre a emancipação é planejar, é analisar quais os aspectos positivos e negativos a mudança trará, e poder se preparar para o futuro. Buscar conhecimento com outras universidades que já se emanciparam é importante, para saber se houve apoio financeiro, estrutural e técnico do governo que autorizou a emancipação. Discutir a emancipação é ouvir todas as partes envolvidas para buscar o melhor caminho para o crescimento e difusão do conhecimento, que é a missão principal das universidades”, evidencia Isadora.

A audiência será conduzida pela Comissão de Condução do Debate sobre a possibilidade de emancipação do campus Governador Valadares, da qual faz parte a TAE Jenifer Grossi, representando o SINTUFEJUF. A comissão foi criada, por meio da resolução 05.2022 do Conselho Superior (Consu), com o objetivo de diminuir dúvidas e conflitos de informações pertinentes ao desmembramento e para que haja um debate sobre as peculiaridades do campus avançado e da região ao qual o campus está inserido. Vale ressaltar que a Comissão já produziu o relatório de suporte ao debate sobre a emancipação. No documento estão contidas informações administrativas, relatos de outras emancipações, detalhamento de estruturas, entre outros conteúdos relacionados ao tema. 

A audiência acontece na Câmara Municipal de GV (R. Mal. Floriano, 905 – Centro).

Notícias mais lidas