Em plano de ação contra a Reforma Administrativa, FOSEFE se reúne com Deputada Federal Margarida Salomão

24/01/2020

Representantes do Fórum de Servidores Públicos Federais de Juiz de Fora, do qual o SINTUFEJUF faz parte, se reuniram na tarde desta quarta feira, 22 de janeiro, com a Deputada Federal Margarida Salomão para traçar estratégias de enfrentamento contra  a Reforma administrativa e as Propostas de Emendas Constitucionais que compõem a o Plano Mais Brasil e visam a destruição dos serviços públicos e seus servidores. Estiveram presentes os coordenadores gerais Flávio Sereno e Maria Angela Costa, a coordenadora de saúde Luana Lombardi e a coordenadora de aposentados Isabel Cristina. De acordo com Flávio, o objetivo era traçar um plano de ações contra essas PECs, o que inclui o diálogo com parlamentares do município e da região. 

Na ocasião, a deputada mostrou disposição em ajudar na articulação, uma vez que ela compreende, enquanto parlamentar e funcionária pública federal, os prejuízos da reforma. Entretanto, para ela, as propostas de emenda constitucional são juridicamente frágeis. “Hoje não é uma coisa pacífica encaminhar um projeto violento contra o serviço público”, opina. Segundo ela, as PECs são extremamente lesivas à população Brasileira. “Elas praticamente liquidam com o Estado conforme ele foi construído ao longo de décadas, de uma forma perversa. Não estamos discutindo que não se possam fazer mudanças, mas estas possuem uma perspectiva estritamente fiscalista, de redução do gasto público,  com perdas na qualidade dos serviços” afirma.

Diante disto, a deputada sugere a realização de audiências públicas nas câmaras municipais de Juiz de Fora e região, para sensibilizar os vereadores e a população, em relação aos prejuízos que a destruição dos serviços públicos podem causar para a economia e para a autonomia das cidades.

Margarida afirma que dentro de um ambiente heterogêneo como o atual Congresso, ainda há espaço para luta, entretanto, ela precisa ser estratégica, com espírito prático. “Temos que dar um jeito de tirar essa pauta, embora ela não seja fácil de avançar, principalmente por estarmos em ano eleitoral” conclui.

Na próxima segunda-feira, 27 de janeiro,  às 15h, o FOSEFE se reunirá com o deputado federal Charlles Evangelista.

O Fórum é composto por 8 entidades, sendo elas SINTUFEJUF, APES, SINASEFE (seções de Rio Pomba e de Barbacena), SINDSEP-MG, SINTSPREV-MG, SITRAEM e SINDIRECEITA. 

Confira a entrevista com a Deputada Margarida Salomão:

Notícias mais lidas