Em defesa da Educação, Ciência e Tecnologia, SINTUFEJUF, APES, DCE e APG convocam manifestação nesta quinta, 09, em Juiz de Fora e Governador Valadares

07/06/2022

Na próxima quinta-feira, 09, acontecem manifestações contra os cortes no orçamento da educação, ciência e tecnologia e em defesa do reajuste salarial das servidoras e servidores públicos federais! Os atos são convocados pelas entidades representativas da comunidade acadêmica da  UFJF e IF Sudeste MG em Juiz de Fora e Governador Valadares, sendo elas o SINTUFEJUF (trabalhadores técnico-administrativos em educação – TAEs), APES (docentes), DCE (estudantes da graduação) e APG (estudantes da pós graduação). As atividades seguem o chamado nacional de mobilização da educação, motivado pelo corte de 1 bilhão de reais no orçamento do Ministério da Educação e da Ciência e Tecnologia. Essa realidade coloca em risco a continuidade dos serviços prestados pela UFJF e IF Sudeste MG. Junto aos cortes, as intervenções e ameaças de cobranças de mensalidades (PEC 206) representam o cenário de destruição da educação.

Além disso, as servidoras e servidores públicos federais já estão há 5 anos sem reajuste salarial, e a perspectiva é de que este ano, o reajuste seja novamente zero. Somadas a essa série de ataques estão a redução nos valores das bolsas destinadas à comunidade universitária e a precarização dos serviços públicos a partir das terceirizações.

De acordo com a coordenadora de Organização e Política Sindical, Natália Paganini, a agenda unificada das categorias estudantil, docente e de TAES das universidades, institutos federais e colégios de aplicação, é uma resposta a mais aos ataques e ao jogo perverso conduzido pelo governo federal, que atrela bloqueios no orçamento a possibilidade de reajuste aos servidores federais, em uma clara estratégia de jogar a população contra o funcionalismo público. “Na UFJF, os cortes já representaram redução do número e valor de bolsas de diversas naturezas à toda a comunidade acadêmica, na demissão em massa de trabalhadoras/es terceirizados, no fim das novas bolsas de TP e na inexistência de verba de capital para 2022, só para citar algumas das perdas. Soma-se a isso o congelamento salarial de mais de 5 anos infligido a TAES e outras categorias do serviço público, sobretudo da educação, com perda inflacionária acumulada de mais de 30%”, explica. Segundo Natália, se o orçamento diminuir, a universidade vai fechar. “Todas e todos às ruas no dia 09/06! Vamos dar o nosso recado ao governo inimigo do serviço público e da educação!”, convida a coordenadora.

Em Governador Valadares a concentração do ato está marcada para às 8h na Praça dos Emigrantes e em Juiz de Fora, às 17h no Parque Halfed.

Notícias mais lidas