EM 09 DE FEVEREIRO É DIA DE FESTEJAR OS 54 ANOS DA FORTE E COMBATIVA ENTIDADE (ASUFJF E SINTUFEJUF) PELAS CONQUISTAS

09/02/2017

Hojé é uma data muito importante para a Entidade: ASUFJF-Sintufejuf (9 de fevereiro)

Em 2017, o Sintufejuf comemora 54 anos de conquistas, benefícios oferecidos e lutas pelos direitos dos trabalhadores da ativa e aposentados da universidade, considerando o período em que era uma Associação.
Fundada no dia 09 de fevereiro de 1963, a A.S.U.F.J.F. (Associação dos Servidores da UFJF) tinha como objetivo inicial congregar os servidores da Universidade. Segundo Ricardo Bonfante, um dos idealizadores e vice-presidente do primeiro mandato da Associação, a iniciativa surgiu após a visita de um funcionário da UFMG, Bertholdo Klinger da Silva, à UFJF, na época em que a Universidade havia acabado de ser instalada. Bertholdo, que acabou sendo o primeiro presidente da Associação, ofereceu um curso sobre os mecanismos de funcionamento e necessidades de uma Instituição de Ensino Superior. “Os funcionários da universidade estavam cheios de expectativas na época de sua fundação. Era uma benção, havia caído do céu. O mercado de trabalho aqui naquela época era restrito, havia poucas oportunidades de trabalho. A criação da Universidade foi um campo que se abriu.

O segundo presidente foi Hamleto Mazócoli. Eleito para o triênio de 1964/66, sua administração foi marcante. Mazócoli criou várias vantagens para os funcionários, como auxilio funeral, programa de reembolso de medicamentos, carteira de empréstimo rápido e exames de laboratório.

A categoria de técnico-administrativos tem muito que comemorar por ter uma Entidade forte e de luta, graças a todas as Diretorias que passaram por esta Entidade e deram sua contribuição significativa, bem como a equipe de trabalhadores (as) que passaram por todas estas mudanças e corresponderam a altura.

Foram várias conquistas por meio de muita mobilização, nada veio de graça, ataques sempre nortearam nossas lutas e sempre buscamos o melhor para a categoria. Hoje temos um plano de carreira, pode não ser o melhor, mas foi o que a luta nos permitiu conquistar. Neste cenário conjuntural, lutamos para manter nossos direitos e contra um sistema orquestrado para desmontar o serviço público com a famigerada terceirização, precarização, reforma da previdência, reforma trabalhista. Independente de Governo estaremos sempre lutando com afinco para manter o que temos e buscar nossos direitos e construir uma carreira melhor e mais justa para estes trabalhadores (as) que veste a camisa e se dedica a Educação.

Parabéns Sintufejuf, Parabéns TAEs

Notícias mais lidas