Eleição de representantes para Fórum de Diversidade será no dia 16 de outubro

11/09/2019

Em reunião realizada na tarde de ontem, 10 de setembro, o Fórum Permanente de Diversidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) definiu para o dia 16 de outubro a eleição de novos membros. Composto por representantes da comunidade acadêmica (trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação (TAEs), professoras e professores, alunas e alunos e terceirizadas e terceirizados) e de movimentos e organizações sociais, a atual composição foi eleita em 28 de agosto do ano passado, e a instalação do fórum fez parte da pauta local da greve de 2017 dos TAEs.

Na última semana o Conselho Superior da UFJF aprovou o Regimento do Fórum. De acordo com o diretor de ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira, a aprovação de um documento que regulamente o fórum é importante para marcar o papel das ações afirmativas e da diversidade dentro da instituição. “A universidade tem a importância fundamental de construir essa política não apenas internamente, mas sinalizar para a população a importância também de nós construirmos uma sociedade cada vez mais democrática, para que todas as pessoas tenham os seus direitos respeitados e sejam incluídas”, afirma. Segundo o diretor, o regimento já vinha sendo construído durante todo o ano, a partir de reuniões mensais, com o objetivo de direcionar essas políticas para as áreas da diversidade étnico-racial, LGBT, mulheres, pessoas com vulnerabilidade social, e outras temáticas pertinentes aos direitos humanos. A partir de agora, conforme Julvan, a função do novo grupo será construir a política de ações afirmativas dentro da UFJF.

A nova representação será eleita durante atividade que conta com uma conferência sobre Direitos Humanos e Ações Afirmativas. A participação é aberta a toda a comunidade acadêmica dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, além de integrantes de movimentos sociais externos à instituição, e confere certificado. O horário e o local do evento será divulgado em breve.

Com o objetivo de formar uma equipe heterogênea e representativa, o fórum é composto por seis Grupos de Trabalho: Direitos Humanos e Diversidade Étnico-Racial; Direitos Humanos e Desigualdade de Gênero; Direitos Humanos e População LGBTQI; Direitos Humanos e Pessoas com Deficiência; Direitos Humanos e Vulnerabilidade Econômico-Social; Outras Temáticas Pertinentes aos Direitos Humanos.

Notícias mais lidas