Notícias

Avisos

Informes

Universidades

Sindicalizados

Entreterimento

Edital Proquali 2026 é aprovado e será lançado em 30 de janeiro

21/01/2026

O Comitê Proquali se reuniu para deliberar sobre o lançamento do edital Proquali 2026, que foi aprovado pela comissão e será oficialmente publicado no dia 30 de janeiro, com inscrições abertas até 12 de fevereiro. A análise dos processos está prevista para ocorrer até 6 de março.

A reunião contou com a participação de representantes do SINTUFEJUF, da Progefi, da representação docente, da CIS e do canpus Avançado de Governador Valadares, reforçando o caráter coletivo do espaço de discussão sobre a política de qualificação na UFJF.

Segundo o coordenador de Saúde do SINTUFEJUF, Ronaldo Dias, cabe à representação sindical, no âmbito do comitê, defender a ampliação do acesso à qualificação. “Nosso papel é lutar pela ampliação do número de bolsas, pelo aumento do subsídio e pela liberação dos servidores para os processos de capacitação”, destacou.

Ronaldo também chamou atenção para os limites impostos pela Resolução nº 157/2025, que veda expressamente a concessão de bolsas a cursos realizados em instituições estrangeiras  e só permite a concessão de bolsas a cursos com cotutela ou doutorado sanduíche reconhecido pela CAPES. Para o sindicato, essa normativa reforça a necessidade de lutar pela criação de cursos técnicos e de nível superior inexistentes atualmente na UFJF, ampliando as possibilidades de formação para os técnico-administrativos em educação.

Durante a reunião, a minuta do edital praticamente não sofreu alterações em relação às versões anteriores. Foram sanadas dúvidas relacionadas ao estágio probatório, ficando confirmado que servidores nessa condição têm direito à bolsa, uma vez que passam por avaliação institucional. Já os servidores cedidos a outras instituições seguem sem direito ao benefício, conforme os critérios estabelecidos.

Também foi mantido o mesmo número de bolsas e os mesmos valores praticados anteriormente. Ao final, o edital foi aprovado por unanimidade pelos membros do comitê.