Como parte das atividades da paralisação nacional de 48 horas, nesta quarta-feira, 30 de julho, o SINTUFEJUF convoca todas e todos os trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFJF e do IF Sudeste MG que ainda não participaram do Plebiscito Popular 2025 a comparecerem à sede administrativa do sindicato (Rua Santo Antônio, 309 – Centro) e registrar seu voto na urna disponível.
O Plebiscito Popular 2025 é uma iniciativa nacional construída de forma coletiva por movimentos sociais, centrais sindicais, entidades religiosas, juventudes, artistas e partidos progressistas. Seu objetivo é ouvir o povo brasileiro sobre temas estruturais e urgentes, mobilizando a sociedade para pressionar o Congresso Nacional por mudanças reais e em defesa dos direitos da classe trabalhadora.
Entre os principais eixos do plebiscito está a denúncia contra a tentativa de implementação da escala de trabalho 6×1, considerada um retrocesso que atinge frontalmente os direitos conquistados. A proposta em debate defende a manutenção da jornada 5×2 como regra geral, aliada a políticas públicas que garantam saúde, tempo livre e qualidade de vida, especialmente para as mulheres, que historicamente acumulam jornadas de trabalho doméstico e de cuidado não remunerado.
Outro ponto central da mobilização é a defesa da taxação dos super-ricos como alternativa justa para combater a desigualdade social no Brasil. A coleta de assinaturas e votos populares se consolida como um instrumento legítimo de participação democrática e engajamento político da população.
Participe, assine, fiscalize. O futuro se constrói com democracia e mobilização popular.
Quem já votou pode contribuir ajudando na mobilização e fiscalização das urnas.
A paralisação dos dias 29 e 30 de julho foi aprovada em assembleia geral como parte da luta contra a Reforma Administrativa (PEC 32) e pelo cumprimento integral do acordo de greve firmado com as reitorias. A ação segue o plano nacional de lutas da FASUBRA, que tem intensificado a resistência contra o desmonte dos serviços públicos.