A diretoria do SINTUFEJUF protocolou, no dia 18 de agosto, o Ofício nº 256/2025 junto à Reitoria da UFJF e à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas solicitando a ampliação da reserva de vagas para os Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) no Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, ofertado pelo CAEd.
No documento, o sindicato reivindica a destinação de 30 vagas anuais para TAEs, sendo 10 para candidatos que se enquadram nas cotas já vigentes e 20 para ampla concorrência.
A solicitação se fundamenta na recente conquista do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), prevista no Acordo de Greve Nacional de 2024 e incorporada à proposta de alteração da Lei 11.091, que rege a carreira PCCTAE. Segundo o SINTUFEJUF, ampliar a reserva de vagas no mestrado é essencial para garantir a valorização profissional da categoria, democratizar o acesso à titulação de mestre e possibilitar a obtenção do RSC-VI.
O sindicato destaca que a medida fortalece as políticas de ensino, pesquisa e extensão da UFJF, além de contribuir diretamente para o desenvolvimento da comunidade acadêmica.