Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

28/06/2020

Neste domingo, 28 de junho, é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis, Não binárias, Pessoas Intersexo, Assexuais, entre outras pessoas que não se identificam com nenhuma dessas classificações). A data tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à intolerância e violência de gênero, dentre elas a homofobia, a lesbofobia, a transfobia e a bifobia, para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero ou orientação sexual.
A data é um marco histórico da luta pelos direitos da população LGBTQIA+. Em 1969 a homossexualidade era considerada crime em quase todos os estados norte-americanos, e a polícia costumava dar “batidas” em lugares frequentados por gays, lésbicas, travestis e transexuais. No Stonewall Inn, um bar localizado na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, os oficiais foram ainda mais violentos com os frequentadores, originando uma série de manifestações espontâneas de membros da comunidade LGBTQIA+ pelo fim das perseguições policiais e por seus direitos, sua liberdade de expressão de gênero e pela liberdade de amar.
O SINTUFEJUF abraça a causa LGBTQIA+ e luta por um mundo em que todos tenham seus direitos humanos garantidos e possam ter orgulho de ser quem são, sem medo de repressão.

Notícias mais lidas