Dezessete TAEs da UFJF participarão do XXIV Confasubra, maior e mais importante evento da Fasubra

20/04/2023

Dezessete trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação (TAEs) da UFJF (Governador Valadares e Juiz de Fora), indicadas/os pelas chapas “AVANTE”, “TRIBO/UNIR” e “RESSIGNIFICAR”, participarão do XXIV Confasubra: DEFENDER A DEMOCRACIA E AVANÇAR NAS CONQUISTAS, (Congresso Nacional da Fasubra – Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil).

Reunida em assembleias presenciais em cada município, a categoria escolheu as chapas que enviarão as delegadas e delegados para o evento que acontece em maio, em Brasília. De acordo com o Regimento do congresso, a eleição é apenas presencial e obedece o princípio da proporcionalidade. Assim, as chapas que recebem mais votos indicam uma maior delegação. Da mesma forma, o número de delegadas e delegados de cada entidade está relacionado com a quantidade de pessoas presentes nas assembleias e o número total de filiadas e filiados que a entidade possui. A proporção da eleição é de 1 delegado a cada 10 presentes.

Heronides Meirelles defendeu a candidatura da chapa “Ressignificar”

Em Governador Valadares, apenas a chapa “AVANTE” se inscreveu, tendo sido eleitas/os 2 delegadas/os. A assembleia aconteceu no dia 13 de abril, às 14h em primeira chamada e às 14h30 em segunda chamada, na sala B 308 do Colégio Pitágoras. 

Já em Juiz de Fora, foram eleitas/os 15 delegadas/os na manhã da última segunda-feira, 17, no anfiteatro da reitoria. Na ocasião, foram inscritas três chapas, que por sorteio, foram definidas como Chapa 1 “Ressignificar”, Chapa 2 “Tribo” e Chapa 3 “Avante”. 

O técnico-administrativo em educação aposentado, Heronides Meirelles defendeu a tese da chapa 1, “Ressignificar”. Segundo ele, é necessário valorizar a carreira e o serviço público, aperfeiçoar o PCCTAE (Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação) e definir, com urgência, uma data-base para reposição de perdas anuais.


Maninho e Rogério defenderam a inscrição da chapa “Tribo/Unir”
Rogerio fez a leitura de uma homenagem pela memória do ex-coordenador, Paulo Dimas de Castro

A defesa da chapa 2 “Tribo/Unir” foi dividida entre o técnico-administrativo Emanuel Braz (Maninho) e o aposentado Rogério Silva. Emanuel resgatou o histórico de resistência do coletivo desde a fundação da Fasubra, que segundo ele proporcionou diversas conquistas, abriu portas para o diálogo com os governantes, a partir da união de todos os grupos ao longo dos anos. Complementando, Rogério falou sobre a importância de defender as pautas dos aposentados, como a paridade. Em nome da “Tribo”, Rogério fez a leitura de uma homenagem ao ex-coordenador do SINTUFEJUF, Paulo Dimas de Castro, recebendo os aplausos de todos os presentes. Paulo Dimas fez a passagem em novembro de 2022, deixando um enorme legado para o movimento sindical.

Maria Angela Costa defendeu a inscrição da frente “Avante”

Os coordenadores gerais Maria Angela Costa e Flávio Sereno falaram em nome da frente “Avante”. Maria Angela também defendeu a paridade entre ativos e aposentados. Ela relembrou os últimos anos de enfrentamento a um governo genocida e negacionista, quando não existia diálogo. Os servidores públicos não eram nem mesmo recebidos para apresentarem suas pautas e reivindicarem a recomposição salarial. Cenário este que mudou com a derrota do governo Bolsonaro nas urnas, abrindo a possibilidade de diálogo. Entretanto, segundo ela, ainda existem muitos desafios e lutas como acabar com a precarização do trabalho e do serviço público, provocada, entre outros motivos, pelo processo de terceirização e extinção de cargos.

Também em nome da frente “Avante”, Flávio Sereno destacou a importância da democracia

Flávio Sereno destacou a importância da discussão de temas atuais nas universidades, como o teletrabalho. Ele também defendeu o debate sobre a carreira, a racionalização dos cargos, a extinção da contribuição previdenciária de aposentados, a democracia nas universidades, com fim da lista tríplice e nomeação do reitor escolhido pela comunidade acadêmica, bem como a eleição paritária para reitores e conselhos universitários.

Ao final das defesas de tese, foi encerrado o credenciamento e iniciado o processo de votação. Com 9 votos, a chapa “Ressignificar” encaminhará um delegado ou delegada, a “Tribo/Unir”, com 48 votos, encaminhará 6, e a frente “Avante”, com 74 votos, 8 TAEs, além dos 2 eleitos em Governador Valadares. Para participar do congresso é necessário ser filiado ao SINTUFEJUF 90 dias antes do evento.

 Realizado nos dias 17 a 21 de maio, em Brasília, o Confasubra é o maior e mais importante evento da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), a qual o SINTUFEJUF é filiado.

Durante o congresso é realizada a eleição da nova Direção Nacional (DN) da Fasubra. É também elaborado o plano de luta dos TAEs para os próximos anos. Entre os objetivos do evento estão debater sobre temas sociais do país, com ênfase nas condições de vida, trabalho, carreira e salário dos TAEs, definir posições unitárias e formas de luta, contribuir na organização das trabalhadoras, trabalhadores, movimentos sociais e movimento sindical, enfrentar os desafios, além de atualizar, quando necessário, o Estatuto da Fasubra e eleger o Conselho Fiscal.

Adiado devido à pandemia, o congresso que seria realizado em 2021 retoma após 5 anos desde o último, ocorrido em 2018. Conforme Maria Angela, é oportunidade de discutir as questões relacionadas à categoria. Deste modo, para ela, a delegação eleita tem a responsabilidade e a missão de aprovar o maior plano de luta de todos os tempos, principalmente mantendo a luta pela paridade. “Paridade é democracia. De democracia a gente não abre mão”, afirma.

Notícias mais lidas