Curso de Comunicação Pública, Ciências e Tecnologia está com inscrições abertas

10/05/2021

Estão abertas as inscrições para a 9ª edição do curso Fala Ciência, destinado a jornalistas, professores, divulgadores e interessados na comunicação pública da ciência. O evento é uma iniciativa da Rede Mineira de Comunicação Científica, da qual a UFJF faz parte, entre outras instituições públicas e privadas de Minas Gerais. Esta edição contará com palestras e debates envolvendo especialistas na área, entre eles o reitor da UFJF e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Marcus David.

Entre os temas a serem debatidos estão a desinformação nas redes, algoritmos e seus impactos nos ambientes on-line, políticas institucionais de apoio à divulgação científica, museus virtuais e divulgação da ciência no Twitter.  

O evento acontece no dia 27 de maio, das 9h às 17h com transmissão pelo canal do Fala Ciência no YouTube. As inscrições serão feitas pelo http://bit.ly/falaciencia2021. É importante que os interessados se inscrevam também no Canal (http://bit.ly/canalfalaciencia) para que sejam notificados sobre as atualizações.

Confira a programação:

– 9h às 9h30: Abertura

Marcus David (Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes)

Amanda Thomaz Monteiro (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM e membro do Comitê Coordenador da Rede Mineira de Comunicação Científica – RMCC)

– 9h30 às 11h:   Como falar de ciência para públicos desconfiados e reduzir a desinformação

Debatedores: Viviane Alves (Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais – ICB/ UFMG) e Luciana Silva (Fundação Ezequiel Dias – Funed)

Mediador: Marcus Vinicius dos Santos (Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais – ICB/ UFMG)

– 11h às 12h30:  Algoritmos, plataformas e seus impactos na comunicação da ciência em ambientes on-line

Debatedores:  Amanda Jurno (Pesquisadora dos grupos R-EST e GAIA), Carlos D’Andréa (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG) e Virgínia Mota e Mila Laranjeira (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e Canal Peixe Babel)

Mediadora: Vanessa Fagundes (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig e Rede Mineira de Comunicação Científica – RMCC)

 – 12h30 às 14h: Intervalo

– 14h às 15h30: Políticas institucionais de apoio à Divulgação Científica

Debatedores: Natália Flores (Agência Bori e Labjor/Unicamp) e Marcelo Yamashita (Universidade Estadual Paulista – Unesp)

Mediadora: Ana Eliza Alvim (Universidade Federal de Lavras – Ufla)

 Mesas simultâneas:

– 15h30 às 17h: Acessibilidade Comunicacional: Museus Virtuais e Divulgação Científica

Debatedores: Camila Silveira (Universidade Federal do Paraná – UFPR) e Jéssica Norberto Rocha (Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – Cecierj)

Mediador: Daniel Fernando Bovolenta Ovigli (Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e Rede Mineira de Comunicação Científica – RMCC)

– 15h30 às 17h: Divulgação Científica no Twitter: segue o fio

Debatedores: Luiza Caires (Jornal da Universidade de São Paulo – USP) e Hugo Fernandes (Universidade Estadual do Ceará – UECE)

Mediadora: Diélen Borges (Universidade Federal de Uberlândia – UFU)

Notícias mais lidas