CPA/UFJF realiza pesquisa de autoavaliação institucional

30/01/2023

Termina no dia 3 de fevereiro, o prazo para participar da Autoavaliação Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (Avalia UFJF). O questionário é destinado para que toda a comunidade acadêmica e público externo respondam sobre sua percepção em relação aos serviços, processos e demais atividades oferecidas pela Instituição.

A participação de integrantes da comunidade acadêmica ocorre através do Siga3, na aba ‘Eventos’. Já para usuários externos, o procedimento é realizado na página da Comissão Própria de Avaliação,CPA(https://www2.ufjf.br/cpa/).

O formulário leva de 5 a 10 minutos para ser preenchido, de forma objetiva, sendo preservado o sigilo das respostas.

De acordo com a representante dos TAEs na CPA, Fernanda Destro Tonelli, a pesquisa de auto avaliação institucional é a oportunidade de cada respondente contribuir com a sua visão sobre a instituição e assim participar do processo de melhoria da UFJF. “ Em especial para os TAEs, é a nossa oportunidade de sermos ouvidos e de atuarmos como agente de melhoria em diversos assuntos que nos afetam direta ou indiretamente. Precisamos valorizar os meios abertos para colocarmos nossa opinião e esclarecer necessidades”, defende a representante.

Ainda segundo Fernanda, a pesquisa de autoavaliação institucional, atualmente aberta para colaboração da comunidade, faz parte do processo contínuo de avaliação própria realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA-UFJF) a partir do qual é elaborado o Relatório Anual de Avaliação Institucional (RAAI), a ser apresentado anualmente para o Dirigente da Instituição e para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), possibilitando o aperfeiçoamento de seus processos internos.

“Logo, as respostas adquiridas no questionário irão subsidiar os Planejamentos Administrativo e Pedagógico da Instituição e também será usado pelo INEP/MEC para o recredenciamento institucional e reconhecimento dos cursos, entre outras atividades. Possibilitando que a Instituição adquira conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social. É essencial o entendimento de que é o momento de todos serem ouvidos e atuarem na melhoria da instituição, as respostas tornarão possível o mapeamento da realidade existente que servirá de base para construção de propostas de melhorias.”, destaca.

A autoavaliação é fundamental na elaboração das estratégias da UFJF, com o objetivo de melhorar os processos e serviços oferecidos. Desta forma, a partir dos resultados, atendendo às demandas dos usuários, são planejadas as atividades das equipes administrativas e acadêmicas.  

Após a análise, os resultados da pesquisa são disponibilizados ao público.

Notícias mais lidas