Coordenador geral do SINTUFEJUF, Flávio Sereno compõe nova Direção Nacional da Fasubra

31/05/2023

O coordenador geral do SINTUFEJUF, Flávio Sereno irá compor a nova Direção Nacional da Fasubra (Triênio 2023/2025). A eleição ocorreu no último dia do XXIV Confasubra, quando também foi eleito o Conselho Fiscal. Pela primeira vez, o processo contou com votação em urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, que deu treinamento e apoio à comissão eleitoral.

 A composição das 27 coordenações da Fasubra (incluindo o núcleo de coordenações gerais) é definida pelo critério da proporcionalidade. Assim, de acordo com a votação de cada chapa na disputa, são distribuídos os cargos de direção. 

Conforme o coordenador geral do SINTUFEJUF, Flávio Sereno, diretor suplente da Fasubra  representando a chapa 20 (Travessia, TAEs na luta e Independentes), o convite para compor a Direção Nacional surgiu com o objetivo de somar forças e agregar, no debate nacional, com as experiências já  vivenciadas na UFJF e no IF SUDESTE MG. “É uma satisfação poder contribuir com a construção dos rumos da FASUBRA e poder propor por dentro as mudanças que defendemos”, afirma.

Sereno espera enfrentar inúmeros desafios nos próximos anos, tanto relacionado às negociações com o governo no que se refere a salários e carreira, quanto a uma aproximação com os sindicatos filiados à federação. “O Sintufejuf tem apontado essa dificuldade de diálogo com a FASUBRA e esperamos que essa aproximação possa ser feita no próximo período.  Já que funcionamos nesse formato de federação e não de sindicato nacional, é natural que a representação nacional esteja sintonizada nos debates locais de cada universidade e instituto federal. Há mudanças profundas na gestão de pessoas que precisam da participação local orientada por uma visão mais ampla da FASUBRA”, acredita.

Ele lamenta a necessidade de adiamento do congresso, que deveria ter ocorrido em 2021, deixando um grande espaço de tempo entre o XXIII e o XXIV Confasubra.  “O destaque negativo fica por conta da distância que ficou entre um congresso (2018) e outro (2023), fato provocado pela pandemia e por decisão da plenária nacional”, afirma.

Para a técnico-administrativa em educação e membro da Comissão Eleitoral da Fasubra, Arlene Costa, as eleições para Diretoria Geral e Conselho Fiscal da FASUBRA são os principais acontecimentos do mais importante evento da federação: o Confasubra. 

Arlene destaca a importância do congresso na atual conjuntura nacional, após 7 anos sem mesa de diálogo e negociação com o Governo Federal e por todas as dificuldades enfrentadas pela universidade pública nos últimos anos e que ainda sofre as consequências. “O XXIV CONFASUBRA foi um evento muito especial de reencontros com os companheiros de outras IFES, estreitamento de laços de amizades com companheiros da nossa base, de reavivamentos de esperanças e de relembrar que só a luta muda a vida”, opina. 

A comissão eleitoral é formada a partir de uma indicação para cada força política representada dentro da Diretoria em exercício.. Nesse congresso a comissão foi formada por 7 membros e contou com o auxílio de dois advogados, principalmente para elaboração do Regimento Eleitoral. Arlene acredita que este  tenha sido o maior desafio enfrentado pela comissão. “O Regimento é submisso ao Estatuto da FASUBRA e o CONFASUBRA é uma instância com poder de realizar alterações estatutárias em plenárias. Em tempo quase que simultâneo a comissão, que estava trabalhando em uma sala ao lado do plenário, recebia atualizações que pudessem de alguma forma alterar o Regimento Eleitoral”, explica. Segundo ela, uma vez finalizado o Regimento Eleitoral, o procedimento estatutário é submetê-lo ao plenário para sua aprovação pelos delegados. “Neste momento o Regimento é lido artigo por artigo e qualquer delegado da plenária pode pedir destaque em qualquer dos artigos, incisos, parágrafos. Uma vez votado os pedidos de alterações, o Regimento Eleitoral é submetido a votação por inteiro e uma vez aprovado, a comissão retorna à sala para trabalhar em cima das mudanças pontuais aprovadas pela plenária”, conta.

Arlene explica que o uso inédito de urnas eletrônicas provocou mudanças consideráveis no Regimento Eleitoral do CONFASUBRA, sendo necessário ainda dispor de uma urna de papel para casos excepcionais de nomes de delegados que não foram enviados a tempo de entrar no sistema do TRE. Foram usadas nas eleições para Direção Nacional da FASUBRA e Conselho Fiscal 5 urnas eletrônicas e 1 urna para votos em cédulas de papel. “O Regimento teve que contemplar ambas situações. Apesar dos desafios e dificuldades operacionais enfrentados pela comissão, considero que as eleições do XXIV CONFASUBRA foram exitosas. Obtivemos comparecimento no colégio eleitoral de 98% dos delegados aptos a votar. As urnas eletrônicas contribuíram positivamente com o processo eleitoral, e, sobretudo, o processo de apuração dos votos, que foi muito ágil e rápido. O apoio de dois técnicos do TRE de Brasília foi fundamental para que tudo ocorresse bem”, esclarece. 

A TAE acredita que a Direção Nacional eleita terá grandes desafios pela frente. “A diversidade de forças políticas na proporcionalidade da Direção Nacional da entidade pode e deve ser usada como algo positivo em prol da categoria. Para as bases eu parafrasearia Gal, ‘é preciso estar atento e forte’”, opina.

Para o técnico-administrativo em educação da UFJF e delegado representante do coletivo Tribo/Unir, José Pedro de Paula, a expectativa é de que a nova direção eleita tenha uma atuação conjunta em prol da categoria. Ele avalia como positiva sua participação no congresso. “A experiência sempre foi válida e nos fortalece cada vez mais. Vamos para a próxima! Força, foco e fé”.

Delegado representante do coletivo Ressignificar, Heronides Meirelles destaca as discussões dos Grupos de Trabalho, que nortearam a plenária no congresso, com debates sobre carreira, fim da lista tríplice nas universidades (reitor eleito é reitor empossado) e a rejeição ao arcabouço fiscal.  Ele comemora a escolha de três mulheres para composição da coordenação geral da Fasubra. “A nova direção da Fasubra é feminina! As três coordenadoras gerais são mulheres. Achei super positivo esse avanço na federação”, afirma.

Com o resultado das eleições, a  chapa 50 (UNIIR) obteve 359 votos o que corresponde a 10 diretoras/es; Chapa 20 (Travessia/ TAESNaLuta) 256 votos – sendo 7 diretoras/es; Chapa 30 (OL/Bloquinho) 220 votos – 6 diretoras/es; Chapa 40 (CTB) 97 votos – 2 diretoras/es e Chapa 10 (UP/PCB) 67 votos – 2 diretoras/es.

A posse da nova DN da Fasubra ocorrerá na próxima plenária nacional.

Confira a composição completa da DN da Fasubra

COORDENAÇÃO GERAL
Cristina Del Papa
Ivanilda Oliveira Silva Reis
Loiva Isabel Marques Chansis

COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO E
FINANÇAS
Márcia Abreu da Silva
Melissa Elaine Campos dos Santos

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO
SINDICAL
Lucimara da Silva da Cruz
Francisco de Assis dos Santos

COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO
Sandro de Oliveira Pimentel
Clodoaldo Gomes de Oliveira

COORDENAÇÃO DE FORMAÇÃO E
ORGANIZAÇÃO SINDICAL
Felipe Melo dos Santos
Edmilson Rodrigues de Lima

COORDENAÇÃO JURÍDICA E RELAÇÕES
DE TRABALHO
Daniel Lucas Soares Souza Farias
Marcelo Rosa Pereira

COORDENAÇÃO DE APOSENTADOS
Mozart Robério de Sá Siqueira
Maria Tereza Tavares Fujii

COORDENAÇÃO DE RAÇA E ETNIA
Tamyres Francis Carvalho Filgueira
Vagner Almeida dos Santos

COORDENAÇÃO DA MULHER
TRABALHADORA

Bianca Cristina Zupirolli
Rosângela Gomes Soares da Costa

COORDENAÇÃO DE ESTADUAIS E
MUNICIPAIS
Agar Pereira da Silva
João Daniel de Moura

COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS E
GÊNERO
Lenilson Martins de Santana
Fernando Borges de Souza

COORDENAÇÃO DE SAÚDE E HOSPITAIS
UNIVERSITÁRIOS
Mario Costa de Paiva Guimarães Júnior
Eurídice Ferreira de Almeida

Coordenação de LGBTI+
Luar Santana de Paula
André Nascimento dos Santos

Suplentes – CHAPA 10 – FASUBRA classista e de luta
Diego Castro Squinello
Helena Nara Coelho de Souza

Suplentes – CHAPA 20 – Travessia
Claudia Figueiredo Lossio
Elma Dutra
Flávio Sereno Cardoso
Glaucia Nunes Viñas
Naara Siqueira de Aragão
Roberto Luiz Machado da Silva
Wagner Vieira Araújo

Suplentes – CHAPA 30 – Unidade pra lutar
José Almiran Rodrigues
Felipe da Fonseca Martins
Mary Caroline Santos Ribeiro
Lucyene Almeida de Faria Brito
Crizolda Assis de Araújo
Ana Cristina Carvalho Miranda

Suplentes – CHAPA 40 – CTB
Antonio Bernardo Dias
Fernando Cesar Silva da Mota

Suplentes – CHAPA 50 – UNIR
Abadia Vieira Calacia
Bartolomeu Carvalho Sousa
José Francisco Morais de Lima
Léia de Souza Oliveira
Lucivaldo Alves dos Santos
Luiz Fernando dos Santos Bandeira
Maria Lucineide Faria dos Santos
Maria Luiza Tegon
Maria Thereza Rodrigues da Silveira
Sérgio dos Santos Neves

CONSELHO FISCAL – titulares

Edilene Costa
Elton Rogério Vargas de Quadros
Joseilton Nery Rocha
Marcia dos Santos Carvalho
Marcos Antônio de Brederode Acioly

SUPLENTES – CONSELHO FISCAL
Adilson Raimundo Ribeiro
Edelson Ribeiro Duarte
Gilson Cláudio Ribeiro Soares
Janildes Inácio dos Santos
Maria Aparecida Alves Souza

Notícias mais lidas