Consu/UFJF aprova exigência de passaporte de vacina para retorno das aulas presenciais

14/02/2022

O Conselho Superior da UFJF (Consu) aprovou, sem nenhum voto contrário e apenas uma abstenção, a exigência de comprovante de vacinação (passaporte vacinal) para o retorno das atividades presenciais tanto para trabalhadores (TAEs, docentes e terceirizados) quanto para estudantes. A decisão ocorreu em reunião extraordinária na tarde de hoje, 14, e segue o mesmo caminho de dezenas de outras instituições de ensino superior em todo o país. O Conselho Superior do IF Sudeste MG também discute o tema em reunião hoje.

Com o objetivo de regulamentar a medida, o Consu/UFJF criou ainda, uma comissão, presidida pelo Pró- reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, e composta por representantes da Prograd, Progepe, PROAE, PROPP, Direções do João XXIII, campus GV, Direito e Enfermagem, dois representantes do SINTUFEJUF, da APES e do DCE/APG. A equipe terá o prazo de uma semana para a elaboração do documento que será apresentado em reunião ordinária do conselho no dia 23 de fevereiro.

O coordenador geral do SINTUFEJUF e representante dos TAEs no Consu, Flávio Sereno comemorou a medida. “A UFJF, por meio do seu conselho superior, toma a decisão correta ao adotar a exigência do passaporte de vacinação. Estimula o aumento da cobertura nos dois municípios que atua, se posiciona ao lado da ciência e aumenta a proteção de seus trabalhadores, estudantes e outros usuários. A metodologia de construção da resolução feita por comissão escolhida pelo CONSU também é importante para qualificar o debate e legitimar a decisão da instituição”, opina.

A exigência do passaporte de vacina já vinha sido defendida pelas entidades representativas de trabalhadores e estudantes da UFJF. Em setembro de 2021, após analisar proposta apresentada pelo SINTUFEJUF, o Consu decidiu adotar este procedimento para acesso aos equipamentos culturais e ao Jardim Botânico. 

Notícias mais lidas