CONSU retoma discussão sobre a abertura das reuniões

01/08/2022

Atendendo um dos pontos de pauta local da última greve das trabalhadoras e trabalhadores técnico administrativos em educação, o Conselho Superior da UFJF (Consu), reunido na última sexta-feira, 29, aprovou a retomada dos trabalhos da comissão institucional para viabilizar o acesso às reuniões do órgão. 

A abertura das reuniões do conselho é uma demanda antiga da categoria. De acordo com o coordenador geral do SINTUFEJUF,  e representante dos TAEs no CONSU, Flávio Sereno, o objetivo é proporcionar maior transparência nas deliberações e mais democracia na instituição. “Mais transparência porque toda a comunidade acadêmica e sociedade poderão ter acesso às informações e decisões do conselho em tempo real”, explica. Já em relação à democracia, o coordenador destaca que todos os conselheiros e conselheiras representam algum grupo, seja um segmento, conselho, unidade acadêmica ou administrativa. “Então, este conselheiro está representando determinada parcela da comunidade que tem o direito de verificar e acompanhar como ele vota e se posiciona frente aos temas de interesse estratégico da instituição, seus trabalhadores e usuários”, justifica .

Fazem parte da comissão representantes das Faculdades de Serviço Social e Comunicação, membros indicados pela Administração Superior e pelas entidades representativas que compõem o Conselho.

Notícias mais lidas