Consu / IF Sudeste MG aprova exigência de passaporte de vacina para retorno presencial

16/02/2022

O Conselho Superior (CONSU) do IF Sudeste MG, em reunião extraordinária na última segunda-feira, 14, aprovou a exigência do passaporte vacinal (comprovante de vacinação) para retorno presencial de trabalhadores técnicos-administrativos, docentes, terceirizados e alunos da instituição. A decisão contou com 90% dos votos favoráveis, tendo apenas dois votos contrários e uma abstenção.

De acordo com o representante dos TAES do IF Sudeste MG no SINTUFEJUF e no Consu, Pedro Rocha, a aprovação é muito importante para a instituição, assim como a participação do sindicato nesta decisão. Segundo ele, durante o debate, alguns dirigentes questionaram a dificuldade em vistoriar o efetivo cumprimento do passaporte. Entretanto, para ele, adotar a exigência do passaporte mostra o posicionamento da instituição frente ao quadro da pandemia que ainda está em curso, e os riscos para a comunidade acadêmica e público externo. “A importância está na mensagem que a gente passa, da defesa de valores que a gente preconiza. A discussão foi bastante ampla, embora a pauta seja pequena, é muito polêmica, e a decisão marca uma posição muito forte da instituição, que é o combate a desinformação, à contradição a ciência e a defesa da vida” afirma.

Na mesma data, o Conselho Superior da UFJF também aprovou o passaporte de vacina, seguindo a mesma decisão de dezenas de outras instituições de ensino superior em todo o país.

Notícias mais lidas