CONSU discute proposta de alteração dos protocolos de biossegurança da UFJF em momento de maior transmissão de Covid-19

08/02/2022

O Conselho Superior (CONSU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se reunirá na tarde desta quarta-feira, 09, para analisar e deliberar sobre a proposta de alteração dos protocolos de biossegurança da UFJF. A discussão acontece na mesma semana em que a taxa de ocupação de leitos por Covid-19 em hospitais no município se aproxima de 90%. Conforme o boletim informativo divulgado pela plataforma “JF Salvando Todos”, da instituição, nas últimas duas semanas ocorreu um crescimento exponencial no número de casos de covid-19, e consequentemente, aumentos substanciais nas hospitalizações e no número de vidas perdidas. Segundo o boletim, o momento é caracterizado por uma taxa de transmissão elevada, combinada com a pouca adesão às medidas de distanciamento social.

Diante deste cenário, a coordenadora geral do SINTUFEJUF, Maria Angela Costa, espera que as conselheiras e conselheiros tenham sensibilidade nas deliberações, para continuar protegendo e salvando as vidas das trabalhadoras e trabalhadores da instituição, e de seus familiares.

“O debate ocorre num momento em que estamos tendo retrocesso na pandemia. O índice de transmissão atual está maior que quando a pandemia estava no momento mais crítico. O índice de mortes está aumentando, e estão surgindo variantes mais contagiosas. Além disso, percebemos a dificuldade das pessoas entenderem que voltamos a um patamar ainda pior”, lamenta Maria Angela, que reforça a importância da vacinação para evitar os casos graves e da manutenção dos cuidados para cessar a disseminação do vírus. Para ela, é fundamental não afrouxar nenhum protocolo, e adotar medidas cada vez mais efetivas.

Notícias mais lidas