Considerando a suspensão das atividades presenciais, o Conselho Superior da UFJF irá debater no dia 22 de junho a regulamentação do Trabalho Remoto, realizado nas modalidades semi-presencial e/ou integral proposta pela reitoria. Conforme a minuta de resolução, o objetivo é operacionalizar as atividades desenvolvidas pelos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE’s), bem como pelos servidores docentes, quando do desempenho de suas tarefas remotamente e comprovar o efetivo exercício dos trabalhadores afastados, fisicamente, de seus locais de trabalho pelo estado de emergência e de calamidade pública, durante o período da pandemia. O SINTUFEJUF irá receber contribuições de TAEs até o dia 15 para debater no Consu, através do e-mail comunicacao@sintufejuf.org.br
De acordo com o coordenador geral do SINTUFEJUF, Flávio Sereno, a decisão feita num contexto de pandemia, onde existe uma situação compulsória e não planejada de isolamento social gera preocupação. “O trabalho remoto já acontece na Instituição desde março e portanto ter parâmetros de regulamentação é importante e necessário. Porém gostaríamos que essa regulamentação fosse feita dentro do processo de planejamento que a UFJF está fazendo e não antes disso como será realizado” afirma. Outra preocupação, segundo o coordenador são as possíveis regulamentações em nível nacional no contexto de um governo que tenta, desde o ano passado, desestruturar carreiras e diminuir salários dos servidores.
A minuta estabelece a realização de um plano de trabalho remoto, orientando as atividades que serão realizadas remotamente, seus prazos ou periodicidade, além do relatório de acompanhamento e avaliação, que deverá ser preenchido pelo chefe imediato de cada setor.
No período de suspensão das atividades presenciais, o controle de assiduidade e pontualidade será manual, sendo dispensado o controle de ponto eletrônico.
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