CONSU da UFJF retoma discussões sobre minuta do retorno presencial

08/10/2021

O Conselho Superior da Universidade de Juiz de Fora (CONSU UFJF) retomou hoje, 08, as discussões sobre a minuta que prevê o retorno das atividades presenciais.
Na última assembleia, realizada no dia 30 de setembro, foi decidido por unanimidade a suspensão da greve sanitária, onde foi assinado o termo de acordo de greve negociado pelo comando de greve sanitária do SINTUFEJUF com a reitoria da UFJF.

No termo de acordo assinado, a UFJF se compromete a garantir EPI ‘s para os trabalhadores, o que foi garantido durante reunião de hoje, adequar os espaços dentro das normas de biossegurança.

Durante o CONSU de hoje, ficou decidido em Resolução que devem ocorrer escalas de revezamento para garantir o trabalho presencial, sempre que possível, para melhor organização dos trabalhadores que possuem filhos em idade pré-escolar e escolar, conforme exigido em acordo de greve, assim como a exigência de manter em trabalho remoto, após recomendação da COSSBE por solicitação da chefia, os
trabalhadores que são cuidadores de familiares em tratamento.

Também foi definido que as trabalhadoras lactantes terão o período protetivo de seis meses compreendido durante o tempo da licença gestante, decisão contrária à proposta do SINTUFEJUF que propôs que esse período fosse estendido para vinte e quatro meses.

Sobre as viagens domésticas e internacionais, a serviço ou para ações de desenvolvimento, foi acrescentado que, para viajar, o trabalhador deve apresentar comprovação de esquema vacinal completo contra COVID19.

Ainda sobre a vacinação, ocorreu um debate instigado pelo SINTUFEJUF a respeito dos que optaram por não se vacinar mesmo sem restrições médicas.Em resposta ao sindicato, a reitoria alega não haver medidas legais a serem tomadas a respeito da obrigatoriedade da vacina e que será feito um trabalho de conscientização sobre a vacinação dos trabalhadores.

De acordo com o artigo 26° discutido durante reunião do CONSU, as resoluções presentes na minuta aplicam-se também na execução do semestre suplementar e semestre intensivo, revogando-se as disposições em contrário.

A data de retorno de cada servidor será avaliada nas unidades administrativas e acadêmicas após aprovação dos planos de retorno nas unidades.

Devido ao limite de tempo estourado, a votação será finalizada na quarta-feira, 13.

Notícias mais lidas