Conselho Superior do IF Sudeste MG Aprova Moção de Apoio à Greve dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação

26/03/2024

No último dia 21 de março, o Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE MG) aprovou com todos os votos válidos a favor e apenas uma abstenção, a moção de apoio à greve das trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação. Esta decisão segue a esteira de uma postura similar adotada pelo Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no último dia 18, e de diversas outras instituições federais de ensino pelo país, como o Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),  o Conselho Superior Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Conselho Universitário da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), o Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre outros.

Deflagrada em 11 de março, a greve dos técnicos-administrativos em educação visa pressionar o Governo Federal nas mesas de negociação com as entidades representativas da categoria. A medida tornou-se inadiável diante do descaso com as instituições federais de ensino, seus trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas, bem como o desmonte do serviço público e dos hospitais universitários. Esta realidade tem gerado uma significativa evasão dos TAEs e uma urgente necessidade de reestruturação da carreira.

Sandro Teófilo, representante do Comando Local de Greve do SINTUFEJUF, destacou a importância da moção, afirmando que “marca, mais uma vez, a nossa movimentação dentro da instituição”. Ele descreveu o processo de aprovação como tranquilo, mas não desprovido de discussões. “A discussão foi no sentido de realmente só adequar o texto, para que ela fosse aprovada. E ela foi importante porque ela marca, mais uma vez, a nossa movimentação dentro da instituição”, disse. Sandro ressaltou ainda que a moção permite um debate mais efetivo com a comunidade sobre as motivações da greve e fortalece o movimento, tornando-o mais firme para o diálogo com estudantes, docentes e familiares.

Thiago Melo, representante do SINTUFEJUF no Conselho Superior do IF Sudeste MG, descreveu a discussão como produtiva e afirmou que a moção é importante para impulsionar os apoios aos servidores TAEs, fortalecer o movimento e ajudar na atualização da carreira e valorização dos servidores. Deste modo, a decisão do Conselho Superior do IF Sudeste MG e o apoio expresso à greve nacional dos TAEs refletem a preocupação da instituição com o reconhecimento profissional e com a busca por condições dignas de trabalho, essenciais para a oferta de uma educação pública de qualidade no país.

A moção aprovada pelo Conselho Superior do IF Sudeste MG expressa apoio ao legítimo exercício do direito de greve dos/as Servidores/as Técnico-Administrativos/as em Educação, ressaltando a necessidade de reestruturação de sua carreira. O documento destaca manifestações recentes do reitor sobre a importância da valorização dos TAEs e da urgência na revisão e reajuste na carreira.

Diante do exposto, o IF SUDESTE MG, por meio de seu Conselho Superior, prestou seu apoio à greve nacional dos TAEs, com adesão dos trabalhadores da instituição.

Notícias mais lidas