Conselho Superior da UFJF Aprova Moção de Apoio à Greve dos TAEs

19/03/2024

Em reunião extraordinária, realizada ontem, 18 de março, o Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), aprovou com apenas duas abstenções e nenhum voto contrário, uma moção de apoio à greve dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs). Esta moção foi apresentada em um contexto de mobilização intensa por parte da categoria, que expressou sua determinação por meio de uma série de atividades durante o dia da reunião.

Desde o início da tarde, os TAEs mantiveram-se mobilizados, com uma reunião do Comando Local de Greve no Hall da Reitoria, seguida por uma assembleia/ato e uma vigília durante a Reunião do Conselho Superior. Cartazes de greve foram colados e empunhados, com o objetivo de sensibilizar os conselheiros para a importância da causa.

Na ocasião, Maria Angela Costa, coordenadora geral e representante do SINTUFEJUF no CONSU, reforçou a importância do apoio do Conselho Superior e destacou os objetivos imediatos da mobilização, incluindo o fechamento do ponto eletrônico. A coordenadora salientou que a greve é uma resposta ao descaso do governo com as instituições federais de ensino e seus trabalhadores. Segundo ela, a decisão do CONSU em apoiar a greve dos TAEs reflete o reconhecimento da importância dessa luta e o compromisso com a valorização dos profissionais que são fundamentais para o funcionamento da universidade. Da mesma forma,, a mobilização da categoria busca garantir melhores condições de trabalho e uma educação pública, gratuita e de qualidade para toda a comunidade acadêmica.

O coordenador geral e representante do SINTUFEJUF no Conselho Superior (CONSU), Flávio Sereno, fez um pronunciamento enfatizando a relevância da reunião exclusiva para debater o apoio à greve e a força do movimento, que já conta com a adesão de 52 universidades e 4 institutos federais. “Não temos notícia de outro momento em que tivemos uma reunião como essa, com pauta única no CONSU, de apoio à greve, uma reunião extraordinária para debater um tema tão importante, o que nos deixa muito satisfeitos”, afirma o coordenador. 

Flávio destacou a falta de uma proposta do governo para os trabalhadores da educação e a necessidade urgente de reestruturação da carreira dos TAEs. A greve dos TAEs tem como objetivo pressionar o Governo Federal por meio de mesas de negociação, buscando a valorização da carreira dos técnicos-administrativos em educação e a qualidade do serviço público. A ausência de reajustes adequados ao longo dos anos resultou em uma forte desvalorização salarial, afetando diretamente a permanência dos trabalhadores e a qualidade da educação oferecida pelas instituições.

Durante a reunião, o também representante dos TAEs no CONSU, Ivan Bilheiro fez a leitura da proposta de moção apresentada pelo SINTUFEJUF. O texto da moção expressa o apoio do Conselho Superior à necessidade de reestruturação da carreira dos TAEs, ressaltando que esses profissionais são essenciais para a qualidade da educação superior. Entretanto, a mesa que comandava o Conselho Superior apresentou uma proposta alternativa. Diante das duas possibilidades de texto, os representantes dos TAEs no Conselho retomaram a assembleia que havia se iniciado às 13h30 e estava aberta durante a reunião do CONSU, com a categoria aguardando em vigília. A nova moção foi lida para a assembleia, que optou por acolher a sugestão da mesa, uma vez que atendia os anseios da categoria, manifestando apoio à greve e à pauta dos TAEs. Deste modo, o texto da mesa foi colocado em votação no CONSU e aprovado com apenas duas abstenções e nenhum voto contrário. 

Notícias mais lidas