Confira o andamento dos trabalhos do comitê técnico do PGD

08/12/2023

Formado por Técnicos Administrativos da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO), do Campus Avançado de Governador Valadares e Sintufejuf, o Comitê Técnico do Programa de Gestão e Desempenho (CTPGD), grupo responsável por apoiar o planejamento, controle, execução, orientação e a avaliação de resultados do programa, vem se reunindo semanalmente para viabilizar a operacionalização do PGD na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

De acordo com o representante do Sintufejuf no Comitê, Luiz Tagedor, o balanço até agora é positivo. “As reuniões foram bem objetivas, tivemos algumas definições importantes para o sucesso do projeto. Fruto do processo político envolvido na construção do texto, baseado em um amplo debate, com diversos momentos de escuta da comunidade, assembleias e toda sorte de espaços onde os TAEs puderam se manifestar, e por fim levado à análise e avaliação da comunidade e do Consu gerou um grande consenso. Isto permite o foco na execução dos trabalhos evitando dúvidas e questionamentos do caminho a seguir, a Resolução nos guia”.

Mensalmente serão divulgadas as atualizações referentes aos trabalhos que vêm sendo realizados pelo Comitê através deste link.  De acordo com o boletim, até o momento as seguintes ações estão sendo desenvolvidas:

  • Divisão do comitê em dois subgrupos, sendo eles: Procedimentos, processos e operacionalização (subgrupo 1) e Tecnologia, sistemas, relatórios e comunicação (subgrupo 2). Essa subdivisão favorece análises mais profundas a respeito dos temas, além da realização de trabalhos feita de forma paralela às reuniões do comitê.
  • Apresentação, por parte de representantes da comissão executiva do Programa de Dimensionamento da Força de Trabalho (Prodim), do levantamento de atividades que vem sendo realizado com as unidades dos campi da UFJF a fim de subsidiar a elaboração das tabelas de atividades a serem utilizadas durante o PGD.
  • Apresentação de sistema SISGP da SUSEP e realização de teste para identificação de adequação e possíveis adaptações a serem desenvolvidas de acordo com o estabelecido na Resolução nº 56/2023 e demais normativas vigentes.
  • Criação de espaço virtual para comunicação dos membros do Comitê, e-mail institucional, mesa SEI e aba no site da Progepe para divulgação de informações sobre os trabalhos realizados pelo Comitê. 
  • Realização de pesquisas sobre o teor dos documentos utilizados nos Programas de Gestão e Desempenho de outras instituições públicas.
  • Início da elaboração dos modelos de Planos de Trabalho da Unidade e Planos de Trabalho Individual a serem utilizados.

Além disso, é informado no boletim que: “ o Comitê recebeu documento subscrito por servidores da UFJF solicitando a divulgação de cronograma. Em respeito ao pleito, esclarecemos que a publicidade das ações desenvolvidas, como as registradas neste documento, constitui uma medida de transparência e que reafirma o compromisso do Comitê na implantação PGD”. 

E que: “logo, neste momento, a emissão de um cronograma preciso com datas e atividades ainda não é possível, entretanto, os servidores que compõem o Comitê seguirão trabalhando para realizar as entregas necessárias, nos termos do Artigo 43, inciso V, da Resolução”.

O SINTUFEJUF entende a ansiedade de parte da categoria pela celeridade na implementação do PGD na UFJF. Atenção e debate democrático são fundamentais durante todo este processo, para que não haja equívocos, prejuízos e retrocessos para a categoria na implementação do Teletrabalho. 

Informes

O TAE Ivan Bilheiro, que é um dos conselheiros do Consu, destacou que, em reunião ocorrida hoje (8), nos informes da Presidência do Conselho, foi dada a palavra à Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Renata Mercês Faria, para falar sobre a Comissão do PGD. 

“A Pró-reitora informou que, para dar celeridade e eficiência aos trabalhos, a Comissão organizou  um subgrupo responsável por tratar de sistema e comunicação, e outro cuidando de procedimentos e fluxograma (documentos inclusive). A Comissão tem feito reuniões semanais e, no momento, tem se dedicado a fazer teste de sistema, contando com apoio do CGCO para aferir, inclusive, compatibilidade com a Resolução.

Disse, ainda, que nesta semana esteve em Fórum de Pró-reitores e que lá foi indicado que o Governo vai adotar um sistema elaborado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o qual também será analisado. A partir disso, será possível estruturar melhor a sequência dos trabalhos, com fidedignidade ao adequado plano de implementação”.

Notícias mais lidas