Como resultado da negociação de greve, minuta do programa de gestão será apresentada amanhã (28/4) no conselho superior do IF Sudeste MG.

27/04/2022

Como resultado da negociação de greve, será apresentada a minuta do programa de gestão no conselho superior de amanhã (29/8 de abril). Isso representa a possibilidade de debate público de um programa que prevê a adoção do trabalho remoto, com o objetivo de abrir o debate do documento no conselho e na comunidade acadêmica.

A proposta de elaboração da minuta foi aprovada no conselho superior em agosto do ano passado, mas, de acordo o representante dos trabalhadores do IF Sudeste MG junto ao SINTUFEJUF, Sandro Teófilo, somente com a greve houve a possibilidade de acelerar a apresentação dessa minuta. “A greve contribuiu para a apresentação da minuta no conselho deste mês, pois não havia ainda uma previsão e isso vinha incomodando os servidores”, diz Sandro. 

O reitor do instituto regulamentou o trabalho remoto na pandemia por meio de uma portaria. Desde o início, o SINTUFEJUF, APES e SINASEFE vem solicitando que, no IF Sudeste MG,  a regulamentação do trabalho remoto seja colocada em apreciação no Conselho Superior. Entretanto, até o momento, a solicitação não havia sido atendida. 

Hoje, 27, a comissão de teletrabalho irá se reunir para aprovar o cronograma de ações a serem desenvolvidas até a implementação do Programa de Gestão (planejamento que poderá ser revisto, caso necessário, ao longo da tramitação). Também está previsto para essa reunião o acordo sobre a abertura da consulta pública à comunidade do IF Sudeste MG, enquanto é aguardado o parecer da procuradoria sobre a minuta produzida.

De acordo com Pedro Rocha, também representante dos trabalhadores junto ao SINTUFEJUF, A consulta pública será aberta após a apresentação em forma de informe no conselho superior do dia 28 de abril, período em que acontecerão rodas de conversas com os servidores de todas as unidades para esclarecimento de dúvidas sobre o andamento dos trabalhos e pontos centrais que vêm sido discutidos não somente em nossa instituição, mas em toda a rede federal. 

Notícias mais lidas