Comitê orienta prorrogação de suspensão de atividades presenciais até 30 de junho

26/05/2020

Em reunião na manhã de hoje, 26 de maio, o Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre o novo Coranavirus (SarsCov-2) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recomendou que a suspensão das atividades presenciais na universidade seja prorrogada até o dia 30 de junho em Juiz de Fora e Governador Valadares, podendo haver alteração a qualquer tempo, considerando nova recomendação do comitê, caso ocorram possíveis mudanças no quadro da pandemia. O comitê administrativo está em reunião para discutir a prorrogação.

De acordo com o médico infectologista do Hospital Universitário (HU/UFJF) e membro do Comitê, Rodrigo Daniel de Souza, a orientação de manter ou não a suspensão ocorre a partir da discussão técnica entre os membros. O debate leva em consideração a análise de boletins epidemiológicos de ambos municípios, além de notas técnicas elaboradas por grupos e núcleos de pesquisa da UFJF. “A principal motivação do comitê foi justamente colaborar com o distanciamento social na cidade. Todas as pessoas envolvidas com o funcionamento da universidade representam um percentual razoável da nossa população, e elas impactariam na mobilidade das pessoas que moram em diferentes locais que deslocariam ou para Juiz de Fora ou dentro da cidade diariamente para as atividades, sejam elas de trabalho ou de estudo. Com isso a decisão foi baseada nisso, considerando o momento atual da doença”, explica Rodrigo.

Outra orientação do comitê de monitoramento é intensificar a parceria entre a UFJF e os municípios de Juiz de Fora e Governador Valadares para viabilizar ações de enfrentamento à COVID-19, como a participação em comitês de assessoramento, produção e doação de insumos, realização de pesquisas, capacitação e treinamento de equipes, produção de materiais educativos e realização de testes diagnósticos.

Em consonância com as ações municipais e estaduais, o comitê aponta ainda que sejam mantidas as medidas de distanciamento social, de cuidado e prevenção, com o objetivo de reduzir a exposição de trabalhadores e estudantes da Universidade aos riscos de contaminação.

Notícias mais lidas