Na última semana foi oficialmente reinstalada a Comissão Nacional de Supervisão da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CNSC). A ação foi marcada pela Portaria nº 1.934, emitida em 20 de outubro de 2023, que nomeou os membros da CNSC, assegurando a participação de membros do governo e das entidades sindicais. Entre os integrantes da comissão, destacam-se a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior (Fasubra) e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).
De acordo com o coordenador geral do SINTUFEJUF e diretor da Fasubra, Flávio Sereno, a publicação da portaria caracteriza a institucionalização de um espaço oficial de debate sobre o tema. “As mudanças que serão promovidas na carreira dos trabalhadores técnico-administrativos passarão pela CNSC. Portanto, é importante e fundamental a reinstalação da comissão nacional”, afirma. Flávio ressalta que a Fasubra já tem uma proposta aprovada na última plenária nacional, assim como o Sinasefe. Deste modo, o governo participará da discussão junto às entidades que representam os dirigentes das instituições. “É o espaço adequado e necessário para a gente avançar no debate”, completa.
Além dos representantes do governo, incluindo o MEC também fazem parte da comissão reitores ligados à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Os membros da Fasubra na CNSC são Luiz Osório Rocha dos Santos, Tônia Duarte, Vânia Helena Gonçalves, Agnaldo Fernandes e José Almiram Rodrigues como titulares e Fátima dos Reis, Marcelo Rosa Pereira e, Rolando Rubens Malvásio, suplentes.
A presença do Sinasefe também se destaca com três titulares e dois suplentes.
Notícias mais lidas