Comando Local de Greve do SINTUFEJUF discute questões da greve com reitor do IF Sudeste MG 

07/04/2022

Na última quarta-feira, 06 de Abril, aconteceu a primeira reunião entre membros do Comando Local de Greve do SINTUFEJUF e o reitor do IF Sudeste MG, André Diniz. Na ocasião, foi abordada a pauta nacional, frisando a importância do reconhecimento da greve como instrumento de defesa das instituições públicas de educação, principalmente no momento político atual.

Além disso, foram debatidas demandas locais apresentadas pelos trabalhadores técnico-administrativos (TAEs) do IF na última reunião. 

De acordo com Sandro Teófilo, TAE representante do SINTUFEJUF no IF Sudeste MG, o diálogo foi importante, pois os trabalhadores contam com os reitores eleitos para o reconhecimento de que a greve é instrumento de defesa das instituições públicas de educação e das carreiras. “Nesse primeiro encontro houve sinalização positiva da gestão para a realização de um acordo de reposição das atividades, na atualização dos processos de flexibilização com base na resolução interna vigente e apoio na regulamentação do Programa de Gestão”, completa Sandro. 

Para o coordenador geral do SINTUFEJUF, Flávio Sereno, as pautas locais carecem de um posicionamento dos gestores, além de que o governo tenta implementar mecanismos anti-greve que precisam ser superados.”Essa superação fica menos difícil a depender do entendimento dos reitores sobre a importância de se defender o serviço público e as instituições federais de ensino. E a greve é um importante instrumento nessa defesa”, afirma Flávio. 

De acordo com Sandro as pautas locais ainda carecem de maior diálogo e serão abordadas em reunião na próxima semana, além disso, antes do novo encontro com o reitor, haverá também uma reunião com a categoria para nova discussão das pautas levantadas.

Notícias mais lidas