Comando Local de Greve do SINTUFEJUF dialoga com outras entidades para deflagração da greve dos servidores públicos federais

08/04/2022

Com o objetivo de fortalecer a greve das servidoras e servidores públicos federais, o Comando Local de Greve do SINTUFEJUF está atuando no apoio para a deflagração em outras universidades, a partir do diálogo com sindicatos de trabalhadores técnico-administrativos (TAEs) e com a categoria.

Na última segunda-feira, 04, encorajados pela base do SINTUFEJUF, a Universidade Federal de Santa Catarina se juntou ao movimento nacional deflagrando greve por tempo indeterminado. A convite do SINTUFSC, o coordenador geral do SINTUFEJUF, Flávio Sereno, gravou um vídeo manifestando apoio à greve e destacando a importância da luta nacional e a expectativa que outras categorias do serviço público se juntem ao movimento para pressionar o Governo Federal para a negociação. Para ele, a pauta é justa uma vez que os salários estão congelados há 5 anos e corroídos pela inflação nacional. Ele destaca ainda a necessidade de negociar as pautas locais com as reitorias e manifesta a disposição do comando de greve do SINTUFEJUF para organizar e conduzir atividades conjuntas.

Também em diálogo com o SINTUFSC, a coordenadora geral do SINTUFEJUF, Maria Angela Costa, participou no último dia 6, da assembleia dos trabalhadores do Hospital Universitário (HU/UFSC). Na ocasião, ela relatou sobre a adesão da categoria lotada no HU/UFJF à greve, desde a organização das escalas, até a participação em reuniões do Comando Local de Greve. Segundo ela, é possível sim, fazer greve no HU, inclusive a adesão está sendo muito boa, assim como o avanço nas discussões das pautas locais. Maria Angela destaca que em todos os hospitais geridos pela Ebserh, ocorrem as mesmas dificuldades. “Esse modelo criou os mesmos problemas no Brasil inteiro”, lamenta. Ela também reforça a importância da troca de experiências e da união das entidades. “É fundamental que os sindicatos façam esse diálogo, compartilhando e interagindo para fortalecer e fazer de fato a deflagração da greve unificada”, afirma

Como parte das ações para contribuir com a deflagração da greve em outras entidades, na terça-feira, 05, Flávio Sereno participou da assembleia do Sindicato dos Servidores de São João Del Rei (SINDS-UFSJ). Sua fala incentivou a categoria para que, em nova assembleia, no dia 07, deflagrasse a greve a partir de 11 de abril. O coordenador também participou, no dia 06, da assembleia do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (SINASEFE Rio Pomba), que está construindo a mobilização. Para ele essa troca é importante uma vez que existem muitas questões comuns entre todas as entidades, como as dificuldades, os aspectos legais, as formas de mobilização, a novidade do trabalho remoto e híbrido, entre outros. 

Conforme Flávio, convidar mais entidades para a deflagração contribui para que a pressão no governo leve a abertura de negociação efetiva e a conquista das pautas. “Só uma greve unificada de todo o setor público pode ter essa força e por isso estamos nos esforçando ao máximo para contribuir com esta organização”, conclui.

Notícias mais lidas