Na próxima segunda-feira, dia 18 de março, às 14h, o Comando Local de Greve do SINTUFEJUF convoca as trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação (TAEs), bem como os demais membros da comunidade acadêmica, para uma vigília que ocorrerá no hall da Reitoria, localizado no prédio da Biblioteca Central, no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo desse encontro é sensibilizar os membros do Conselho Superior da UFJF (que estarão reunidos na mesma data) em prol da greve dos TAEs.
A greve, que tem como intuito pressionar o Governo Federal para negociar a valorização dos profissionais da educação, tornou-se uma necessidade inadiável diante do quadro de evasão significativa de TAEs. A falta de reajustes salariais adequados ao longo dos anos e a ausência de atualização do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) desde 2005 são alguns dos principais motivos que levaram à deflagração do movimento.
A valorização dos trabalhadores técnico-administrativos é fundamental para a garantia da qualidade do ensino e dos serviços oferecidos pelas instituições de ensino superior, uma vez que são esses profissionais que mantêm o funcionamento das instituições, contribuindo diretamente para a excelência acadêmica.
Deste modo, a reestruturação do PCCTAE é uma demanda imprescindível, não apenas para reverter o processo de evasão de servidores, mas também para reconhecer o papel fundamental dos TAEs na construção e no fortalecimento da universidade pública, gratuita e de qualidade. Sem valorização e condições dignas de trabalho, torna-se impossível manter o alto padrão de excelência que caracteriza as instituições de ensino superior.
Portanto, a presença na vigília torna-se não apenas uma demonstração de apoio aos trabalhadores da educação, mas também um ato de defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.
Notícias mais lidas