CENTRAIS SINDICAIS ORGANIZAM MOBILIZAÇÕES EM TODO O BRASIL PARA O DIA 10 DE NOVEMBRO

31/10/2017

No dia 10 de novembro por todo o Brasil, entidades sindicais, movimentos sociais e estudantis estão organizando grandes manifestações. A mesma data foi indicada para a deflagração da greve dos Técnico-administrativos em educação(TAEs), conforme consta na pauta da próxima assembleia geral (dias 06 e 07 em Governador Valadares e Juiz de Fora, respectivamente).

     Em Juiz de Fora, foi realizada ontem, dia 30 de outubro, na sede administrativa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino, Sintufejuf, mais uma reunião do Fórum Sindical e Popular para organizar as atividades de mobilização do dia 10. De acordo com o coordenador do Sintufejuf, José Francisco Fernandes Júnior, além da construção da manifestação, foram tirados encaminhamentos como a solicitação ao Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (Consu), de uma moção de apoio às mobilizações do dia 10, e a visita a sindicatos, faculdades e comunidade convocando para aderirem à greve geral. “Vamos trabalhar também na denúncia de deputados que votaram no congresso a favor das medidas do governo de ataque à classe trabalhadora”, afirma Júnior. A próxima reunião do Fórum está marcada para o dia 06 de novembro, às 18h, na sede administrativa do Sintufejuf.

 A moção de apoio foi aprovada por unanimidade na reunião do Consu hoje, 31 de outubro.

     O dia 10 foi escolhido por ser a véspera da entrada em vigor da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/17). A revogação desta lei está entre as pautas da manifestação e da possível greve dos TAEs.

     A deflagração da greve na data, foi aprovada na Plenária Nacional da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), realizada nos dias 21 e 22 de outubro, no Rio de Janeiro. Na ocasião, ficou deliberada, além da deflagração da greve (após consulta às bases em assembleias), a construção e participação em atividades convocadas pelas centrais no dia 10 de novembro.

Confira o texto da moção de apoio às mobilizações do dia 10 aprovada no Consu:
 
O Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora vem, por meio dessa moção, manifestar seu apoio à luta e aos movimentos dos estudantes,  trabalhadores e trabalhadoras, que ocorrerão em todo o país no dia 10/11/2017.
 
Não é admissível que fechemos os olhos para os constantes ataques que o serviço público e a classe trabalhadora estão sofrendo no país, diante da agenda neoliberal de retirada de direitos colocada pelo governo Temer e sua base parlamentar. Não podemos aceitar a perda de conquistas históricas, que amplia desigualdades sociais, precariza o trabalho, fragiliza o serviço público e deixa vulneráveis milhões de famílias pelo Brasil.
 
Tendo em vista o exposto, a pedido do Sintufejuf, Apes e DCE, a UFJF, através de seu Conselho Superior, reunido no dia 31 de Outubro de 2017, vem prestar seu apoio e solidariedade à luta coletiva de trabalhadores e trabalhadoras, na defesa de seus direitos trabalhistas e previdenciários, e em defesa dos serviços públicos brasileiros.

Notícias mais lidas