CATEGORIA ELEGE REPRESENTANTES PARA COMPOR O CONSELHO CONSULTIVO

14/09/2018

Na manhã da última quarta-feira, 12 de setembro, trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFJF se reuniram em assembleia geral no Centro de Atenção à Saúde (CAS) do Hospital Universitário (unidade Dom Bosco). Na ocasião, foi feito o relato sobre o Seminário Nacional dos Hospitais Universitários realizado nos dias 01 e 02 de setembro em Brasília, DF, e sobre a reunião com o reitor da UFJF a respeito da flexibilização da jornada de trabalho, além da indicação de representantes para compor o Conselho Consultivo do HU-UFJF. Na unidade Santa Catarina, a assembleia aconteceu na noite de 10 de setembro.

 

A coordenadora do Sintufejuf e técnico-administrativa do HU, Isabel Cristina Nascimento de Jesus, falou sobre a participação no Seminário que teve como  tema ‘Hospitais Universitários e o Desmonte dos Serviços Públicos’ e o lema ‘Resistir para Existir!’. Segundo ela, o evento contou com mais de 150 participantes, e teve como objetivo principal, realizar alterações e reflexões sobre o Projeto de Hospitais Universitário da Fasubra. De acordo com a coordenadora, durante o evento foi possível perceber que os mesmo problemas ocorrem em todos os hospitais universitários. Ela afirma que a partir da entrada da Ebserh, os hospitais estão perdendo, aos poucos, as características de hospital escola, ficando mais próximo do perfil assistencial. “A empresa Ebserh é capitalista, mas nós somos trabalhadores técnico-administrativos da Educação”, lembra a coordenadora. Isabel ressalta que os HUs são espaços não apenas de atendimento, mas de ensino, pesquisa e extensão, e estas características precisam ser preservadas. Com a proximidade das eleições presidenciais, Isabel alerta quanto a importância de votar em candidatos comprometidos com o serviço público.

Entre os problemas relatados no seminário, estão o assédio moral e o corte no adicional de insalubridade. Isabel explica que em muitos hospitais o assédio tem levado profissionais do Regime Jurídico Único (RJU) a pedirem aposentadoria, ou afastamento do trabalho devido a quadros de depressão.

Durante o evento os participantes foram distribuídos em quatro grupos de discussão: Diversidade de vínculos e ambiente de trabalho, Insalubridade, Saúde do Trabalhador e APHX30h (adicional por plantão hospitalar). Isabel participou das discussões sobre insalubridade.

Segundo ela, a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Sintufrj), Gerly Miceli orientou as bases a cobrarem o funcionamento do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), no acompanhamento da saúde do trabalhador, realizando exames periódicos. Desta forma, será possível comprovar se o setor de trabalho é insalubre ou não.

As revisões no adicional de insalubridade aconteceram a partir de uma mudança na legislação nacional. As normas responsáveis pela regulamentação do adicional de insalubridade (especialmente a NR15, do Ministério do Trabalho) não suprem as necessidades do modelo de trabalho desenvolvido em instituições educacionais. Com isso, o seminário discutiu a necessidade de pleitear normas próprias para hospitais e laboratórios das universidades. “A grande chave é tentar mudar a normativa nacional” afirma Isabel.

 

Flexibilização de trabalhadores no HU

 

O segundo ponto de pauta da assembleia foi sobre a reunião com o reitor da UFJF sobre a flexibilização da jornada de trabalho. O coordenador geral do Sintufejuf, Flávio Sereno Cardoso relatou que a legislação federal inclui a flexibilização de trabalhadores dos hospitais universitários, inclusive dos plantões. Desta forma, o reitor Marcus David concordou em autorizar a portaria referente ao plano de flexibilização após os ajustes propostos pela comissão. “Os próximos passos até a publicação da portaria são burocráticos, mas já está equacionado com a reitoria”, afirma Flávio.

Conselho Consultivo do HU-UFJF

Ao final da assembleia, a categoria escolheu as técnico-administrativas Priscila Regina de Paula Dias (titular) e Fabiana de Jesus Silva (suplente)  para compor o Conselho Consultivo do HU-UFJF. Trata-se de um órgão de assessoramento, realizando sugestões no planejamento estratégico do HU-UFJF, além de orientar a atuação do Colegiado Executivo.

Notícias mais lidas