ASSEMBLEIA NO HU DISCUTE FLEXIBILIZAÇÃO DA JORNADA E ADICIONAL DE INSALUBRIDADE

27/06/2018

Em assembleia geral ocorrida na noite de ontem, 26 de junho, no Hospital Universitário, a categoria debateu sobre a flexibilização da jornada de trabalho e a luta pelo adicional de insalubridade. O coordenador geral do Sintufejuf, Flávio Sereno abriu a assembleia fazendo um o histórico sobre a luta pela regulamentação da Flexibilização da Jornada de Trabalho, até a chegada do plano do Hospital Universitário à comissão de Flexibilização. Ele falou sobre todos os obstáculos enfrentados neste percurso e quais os próximos passos da contribuição do sindicato dentro e fora da comissão para que seja garantida a flexibilização aos trabalhadores do HU. Segundo Flávio, o tema foi pautado na última Plenária Nacional da Fasubra, nos dias 15 e 16 de junho, o relatório está disponível no Informe de Direção, no site da Fasubra.

A coordenadora de Saúde do Sintufejuf Luana Lombardi e o Coordenador Jurídico Pedro Cuco discutiram sobre o adicional de insalubridade. Devido a mudanças nas normas que regulamentam este pagamento, os trabalhadores tiveram o direito reduzido ou cortado. A medida está sendo aplicada em todas as universidades do Brasil, e já atingiu não apenas trabalhadores do Hospital Universitário, mas também de outros setores, como a Faculdade de Farmácia e Bioquímica, entre outros.

Na ocasião, foi apresentada uma linha do tempo, com todos os procedimentos que o sindicato adotou desde o início da gestão em setembro, até o momento, tanto no plano administrativo quanto no plano político local e nacional, além de todo o embasamento para uma futura ação política, caso seja necessária para tentar reverter o corte de direitos. “A assembleia foi muito boa porque a gente pode apresentar o que já fez, apresentou uma estratégia consistente para potencializar ao máximo a nossa chance de reverter a diminuição da insalubridade. Quando a gente qualifica e fundamenta, a gente tem mais capacidade de ganhar uma ação”, avalia Pedro Cuco.

Segundo Maria Angela Costa, os trabalhadores do hospital queriam resposta de toda essa demanda que está colocada. No último período, foram feitos cortes de APH, adicional noturno, insalubridade. Desta forma, eles sentiam a necessidade de saber o que o sindicato estava fazendo para reverter este cenário. “Hoje o sindicato vem e mostra que esta demanda jurídica é demorada mas está sendo pesquisada, está tomando as devidas providências”, opina Maria Angela.

Em relação a escolha de representante para a comissão de acompanhamento do contrato UFJF/EBSERH, este ponto será pautado em uma próxima assembleia.

Confira a linha do tempo apresentada pelo Sintutufejuf:

 

25/09/2017 – Assembleia discute revisão de adicional de insalubridade e adicional noturno.

04/10/2017- É reaberto o prazo para entrega do formulário de insalubridade até o dia 10/10 e posteriormente até dia 16/10.

13/11/217 – Assembleia geral aprova greve e acontece a instalação do comando local de greve do HU.

22/11/2017 – Acontece reunião com o superintendente do HU, Dimas Araujo, sobre a insalubridade.

24/11/2017 – Acontece assembleia Geral no HU Dom Bosco, para dar os informes sobre a reunião com a direção do HU.

08/01/2018- É realizada reunião com o Engenheiro de Segurança de Trabalho, Rodrigo Nunes da Cruz, a respeito dos processos de avaliação das insalubridades. Na ocasião, foi informado que estes ainda estariam em término de análises e que na próxima semana o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) começaria a dar o retorno dos mesmos e marcar visitas técnicas onde fosse necessário.

10/01/2018 -Em assembleia no HU Santa Catarina são escolhidos representantes para a comissão de acompanhamento das atividades acadêmicas, assistenciais e administrativas do HU. É feito um balanço da greve e a categoria discute a mobilização contra a reforma da Previdência.

22/02/2018 -Assembleia no HU Santa Catarina expõe medidas cabíveis à Direção do Sintufejuf, posicionamento da FASUBRA e de outras universidades, uma vez que os cortes estão acontecendo pelo Ministério Público em âmbito nacional.

28/02/2018 -Trabalhadoras e trabalhadores paralisam suas atividades e realizam ato no HU, em defesa dos hospitais universitários. Em Brasília acontece reunião da Fasubra com o governo, no qual a normatização do adicional de insalubridade é pautada.

11/04/2018 – É realizada nova assembleia HU Santa Catarina, sobre o adicional de insalubridade e a retirada de direitos.

16/04/2018 -Acontece reunião aberta no SINTUFEJUF  para discutir estratégias jurídicas para a questão da insalubridade.

18/04/2018 –  Acontece no Gabinete da Reitoria reunião com o reitor e demais membros da comissão criada para discutir os cortes no HU.

07/06/2018 -Em dia nacional de lutas, categoria adere à paralisação nacional e realiza panfletagem no HU Santa Catarina, sobre os ataques que a saúde pública vem sofrendo.

Notícias mais lidas