Assembleia geral discutirá paralisação no dia 18 e construção de greve em fevereiro

11/01/2022

Por reajuste salarial e contra o desmonte do Estado, as trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFJF (juiz de Fora e Governador Valadares) e IF Sudeste MG (campus Juiz de Fora e reitoria) estão convocados para uma assembleia geral, na próxima segunda-feira, 17, às 15h30, por videoconferência. Na ocasião será discutida a paralisação no dia 18 e a construção da greve das servidoras e servidores públicos federais em fevereiro.

A convocação do SINTUFEJUF segue orientação da Fasubra alinhada com os setores do FONACATE que já sinalizam para uma mobilização no dia 18 e com as entidades que compõem o FONASEFE, que discutem a construção da greve unificada em busca do reajuste salarial.

De acordo com o coordenador geral do SINTUFEJUF, Flávio Sereno, o objetivo é construir juntos com as demais categorias do serviço público federal, a mobilização necessária para que se faça justiça. “Não é razoável o que o governo quer fazer. Limitar reajuste a apenas uma ou duas categorias do funcionalismo público  quando a realidade de todos é de congelamento salarial de mais de 5 anos”, afirma. 

Desde 2017, os servidores públicos federais estão com seus salários congelados, entretanto o orçamento aprovado para 2022 prevê R$ 1,7 bi de reajuste apenas para as forças de segurança (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Departamento Penitenciário Nacional),  ignorando assim as trabalhadoras e trabalhadores da saúde, educação, tecnologia, entre outros.

Outro objeto de luta é contra o Decreto 10.620, a partir do qual, o Ministério da Economia ficaria responsável pela gestão dos benefícios previdenciários dos servidores da Administração Pública direta, e o INSS se encarregaria de gerir as aposentadorias e pensões dos servidores vinculados às autarquias e às fundações públicas. “Também não concordamos com a centralização das aposentadorias no INSS. Defendemos que o serviço público tenha seu regime próprio e que nossos aposentados não sejam prejudicados”, completa Flávio.

O link para a assembleia geral será enviado por e-mail. Caso não receba, solicite por mensagem privada.

Notícias mais lidas