Assembleia e vigília pressionam Conselho Superior da UFJF em apoio à greve dos técnicos-administrativos em educação

14/03/2024

No próximo dia 18 de março, segunda-feira, a partir das 13h30 o hall da Reitoria no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), localizado no prédio da biblioteca central, será palco de uma assembleia seguida de uma vigília durante a reunião do Conselho Superior, que ocorrerá a partir das 14h, no anfiteatro da Reitoria. O propósito dessas atividades convocadas pelo Comando Local de Greve (CLG) do SINTUFEJUF, é sensibilizar a administração superior e os conselheiros a manifestarem apoio à greve dos trabalhadores técnico-administrativos em educação (TAEs) da instituição.

Na ocasião, o CLG irá apresentar uma moção de apoio que será analisada pelos conselheiros. Historicamente, a UFJF tem apoiado os movimentos grevistas, e a expectativa é de que este ano não seja diferente.

É importante ressaltar que essa é uma pauta nacional, refletindo a luta de trabalhadores da educação em todo o país. O apoio à greve por parte da UFJF demonstra o compromisso da instituição com a qualidade dos serviços prestados à população e com a valorização destes profissionais que atuam no serviço público federal.

A greve, que visa pressionar o Governo Federal nas mesas de negociação com as entidades representativas da categoria, tornou-se uma necessidade inadiável diante do quadro de evasão significativa dos TAEs. A falta de reajustes salariais adequados ao longo dos anos e a ausência de atualização do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) desde 2005 são alguns dos principais motivos que levaram à deflagração do movimento.

A reestruturação do PCCTAE é uma demanda  não apenas para reverter o processo de evasão de servidores, mas também para reconhecer o papel fundamental dos TAEs na construção e no fortalecimento da universidade pública, gratuita e de qualidade. Sem valorização e condições dignas de trabalho, torna-se impossível manter o alto padrão de excelência que caracteriza as instituições de ensino superior.

Portanto, a assembleia e a vigília têm como objetivo central sensibilizar os membros do Conselho Superior da UFJF para que expressem seu apoio à causa dos técnicos-administrativos em educação, reafirmando o compromisso histórico da universidade com a luta por melhores condições de trabalho e valorização dos profissionais da educação.

Participe! Lugar de TAE também é na luta!

Notícias mais lidas