Assembleia do IF discute flexibilização, alterações no Regimento Geral, “Dias Nacionais de Luta” e elege representante para a Plenária da Fasubra

27/11/2018

Vinicius Pilate relata as situações dos processos de flexibilização

Trabalhadoras e trabalhadores do IF SUDESTE MG, campus Juiz de Fora e reitoria se reuniram em assembleia geral, na tarde de sexta-feira, 23 de novembro, no anfiteatro do bloco “N” para informação sobre a flexibilização da jornada de trabalho, avaliação das minutas de alteração do Estatuto e do Regimento Geral do IF Sudeste MG que serão apreciadas pelo Conselho Superior , além da escolha de delegada ou delegado para a Plenária Nacional da FASUBRA, de 07 a 09/12/2018, em Brasília – Distrito Federal.

O técnico-administrativo e representante da categoria no Sintufejuf, Vinicius Pilate fez uma retrospectiva da minuta de flexibilização conquistada após a greve. Segundo ele, embora não fosse ideal para a categoria, ainda havia pontos favoráveis. No entanto, alguns setores ainda estão sendo “atacados”, uma vez que a administração está utilizando argumentos generalistas para indeferir os processos. Desta forma, trabalhadoras e trabalhadores de setores que se sentiram prejudicadas elaboraram um documento com gráficos, planilhas, comprovando que aquele setor cumpre todas as exigências necessárias para a flexibilização, porém o recurso foi rejeitado.  “A impressão que dá é que eles não leram o processo, porque setores com características diferentes estão tendo pareceres idênticos, sem considerar as especificidades” afirma Vinícius.

Para Sandro Teófilo o sentimento é de frustração, uma vez que a administração está determinando o que é o público, de forma diferente da realidade das trabalhadoras e trabalhadores. Além disso, a categoria está sendo penalizada com sobrecarga de trabalho, sob a justificativa de que poderão compensar essas horas depois.

Assembleia é conduzida pelos coordenadores gerais Flávio Sereno e Maria Angela Costa

De acordo com o Coordenador Geral do Sintufejuf, Flávio Sereno, as dificuldades encontradas para a flexibilização não são o parecer da Controladoria-Geral da União, CGU, nem a legalidade, mas a reitoria, que é contrária à flexibilização.

Desta forma, Flávio encaminhou que sejam analisados todos os pedidos negados, verificando onde existe contradição nas justificativas e solicitar uma reunião dos representantes do Sintufejuf com o diretor geral do campus, Sebastião Sérgio Oliveira, para dialogar sobre o parecer do Colégio de Dirigentes.

O segundo ponto de pauta discutiu o Regimento Geral do IF Sudeste MG que será apreciado esta semana pelo Conselho Superior da instituição. Para Sandro, o documento como está construído tem o perfil autoritário da gestão. Existem artigos polêmicos que precisam ser discutidos. Porém, existe a preocupação sobre a forma como o debate será realizado no Conselho Superior.

 

Jornada em defesa da democracia da educação

A assembleia discutiu também sobre a participação nos dias Nacionais de Luta da Educação Federal, 4 e 5 de dezembro. As datas foram definidas em reuniões de entidades e das instituições federais de ensino (Fasubra, ANDES-SN, ANDIFES, Sinasefe e Fenet).

Na ocasião, serão realizadas atividades em todo o país, com o objetivo de “dar um recado” ao governo eleito, de que as entidades e instituições no estão unidas e preparadas para se defender de possíveis ataques, além de reafirmar o papel da educação na luta pela democracia. Para o dia 4, o Sintufejuf está organizando um debate junto com a APES e a administração superior da UFJF, às 14 horas no anfiteatro da reitoria, e convidou o IF Sudeste para participar da atividade.  No dia 5, haverá uma audiência pública na câmara dos deputados, em Brasília pela manhã, que deverá ser transmitida ao vivo no auditório da sede administrativa do Sintufejuf. No horário do almoço, por volta da 12h, TAEs e docentes do IF Sudeste, campus JF e reitoria, realizarão uma panfletagem no portão do campus do instituto.

Plenária da Fasubra

Sandro Teófilo é eleito delegado para a Plenária da Fasubra

Nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, acontece a Plenária Nacional da FASUBRA, que terá como objetivo preparar a categoria coletivamente para as lutas do próximo período e o novo governo. Para representar as trabalhadoras e trabalhadores do IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora e reitoria, a categoria elegeu o técnico-administrativo Sando Teófilo como titular, e Thiago Melo como suplente.

Além da delegada ou delegado do IF Sudeste, o Sintufejuf tem direito a enviar 3 representantes  da UFJF para a plenária, eleitos em assembleia, e um indicado pela diretoria do sindicato. No dia 27, terça-feira, o campus avançado da UFJF em Governador Valadares elegerá um representante, e no dia 28, será a vez do campus da UFJF em Juiz de Fora eleger os outros dois delegados.

Informes gerais

O técnico-administrativo Sandro Teófilo levou à assembleia o informe da postura da administração em relação aos trabalhadores intérpretes de libras. Segundo ele, estes trabalhadores receberam convocações para prestar serviço em processo seletivo da instituição fora de seus municípios. No entanto, ao invés de receberem gratificação, deverão fazer compensação em horas. De acordo com Sandro, estes trabalhadores ainda estão em período probatório. A mesma conduta já havia sido realizada com as assistentes sociais.

As trabalhadoras e trabalhadores que se encontram nesta situação foram orientados a procurarem o jurídico do Sintufejuf.

 

Notícias mais lidas