Assembleia de TAEs da UFJF e IF Sudeste MG elege delegadas e delegados para Plenária Nacional da Fasubra

24/11/2022

As trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFJF (Juiz de Fora e Governador Valadares) e do IF Sudeste MG, reunidos em assembleia geral híbrida virtual no final da tarde de terça-feira, 22, escolheram as delegadas e delegados que representarão a categoria durante a Plenária Nacional da Fasubra, em Brasília, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro. A assembleia aconteceu simultaneamente através da plataforma “meet” e no auditório do SINTUFEJUF e foi encaminhada pela coordenadora geral Maria Angela Costa e pelo coordenador de administração e finanças Luiz Tegedor. A inscrição de delegados contou com 4 chapas, Tribo (chapa 1), IF Sudeste MG (chapa 2), Governador Valadares (chapa 3) e Avante (chapa 4), todas terão direito a enviar um delegado, sendo que. pela proporcionalidade de votos, a Avante levará duas delegadas. Deste modo, a Tribo indicou a TAE Nilza Lino (Janemar Melandre, suplente), o IF Sudeste indicou o TAE Márcio Valentim Fernandes Arêde, Governador Valadares, o TAE Heronides Meirelles e pela Avante as coordenadoras Luana Lombardi e Andrea Ramos, e como suplentes, os coordenadores Felipe Santos e Luiz Tegedor respectivamente. Maria Angela Costa participará pela direção da Fasubra.

Durante a Plenária serão apresentados os informes da Direção Nacional, discutida a análise de conjuntura nacional e internacional, análise e aprovação das contas da FASUBRA dos anos 2020 e 2021 apresentadas junto ao Conselho Fiscal, além do debate sobre a organização e formato do XXIV CONFASUBRA, adiado em função da pandemia.

A assembleia teve início com um minuto de silêncio em homenagem ao ex-coordenador geral do SINTUFEJUF, Paulo Dimas de Castro, que faleceu na última quinta-feira, 17.

Em seguida, Maria Angela e Luiz Tegedor falaram sobre a importância de participar da Plenária na atual conjuntura política, que representa um marco para as trabalhadoras e trabalhadores das universidades e hospitais universitários que sofreram muitos ataques e retrocessos nos últimos quatro anos de desgoverno, com salários congelados, cortes orçamentários e sucateamento do serviço público. 

Pela Tribo, a técnico-administrativa do Hospital Universitário, Janemar Melandre, falou sobre a importância da chapa participar e representar em Brasília o companheiro Paulo Dimas. “Ele foi um lutador que sempre fez a defesa da Tribo. Em nome dele a gente quer levar um delegado”, afirma. Além disso, Janemar destacou a relevância do atual momento, quando ocorre a mudança de governo. “Independente de concordar ou discordar dos coletivos, apesar das divergências, todas as forças precisam estar unidas nesse momento para fortalecer a luta que é de todos”, ressalta. 

Representando o IF Sudeste MG, Márcio Valentim Fernandes Arêde destacou sua participação na última Plenária e concordou que agora, o momento político é para somar com o objetivo de viabilizar um futuro para a categoria que até então estava sem perspectivas. “A ida dos delegados é um ponto de partida muito bom para toda a categoria”, comenta.

O técnico-administrativo Heronides Meirelles se inscreveu por Governador Valadares. Para ele, é preciso construir uma conjuntura capaz de avançar no próximo ano. “O enfrentamento vai ser duro, mas a gente vai tentar ser coeso. Não podemos caminhar sozinhos nesse processo. É preciso construir a unidade da classe trabalhadora para fortalecer todas as ações. O que vem em janeiro é um novo horizonte”, afirma.

Pela chapa Avante, a coordenadora de saúde Andrea Ramos defendeu sua participação para representar os hospitais universitários, que, segundo ela, têm sofrido muito. “Os profissionais de saúde não estão sendo valorizados, por isso, é preciso a presença de mais representantes que falem das necessidades deste segmento da categoria. Pretendo defender a valorização de todos os trabalhadores, mas principalmente o hospital universitário”, destaca.

Também pela Avante, Maria Angela Costa reforçou que a Plenária, além do papel que sempre cumpriu na discussão da política como um todo, desta vez ela representa um marco de esperanças para as trabalhadoras e trabalhadores, com a expectativa de conseguir agendar e ser recebido pelo novo governo para debater as pautas da categoria. “Não estamos falando que vai ser fácil, principalmente com o congresso e senado que foram eleitos. Não vai ser fácil, mas com essa frente, acreditamos que vamos mudar a política genocida, de retrocesso, desrespeito e preconceito que se acirrou no pais”, opina. Além disso, Maria Angela reforça a importância de conversar sobre o formato do Confasubra, para que seja híbrido, com a possibilidade de participação online e presencial, ampliando a inclusão das aposentadas e aposentados. A coordenadora destaca também que o novo formato precisa otimizar o tempo para discutir as políticas e estratégias da próxima gestão da Fasubra, antecipando os trabalhos, para que aspectos burocráticos, administrativos e de legitimação não atrasem o início do debate.

A votação das delegadas e delegados ocorreu por formulário disponibilizado no “meet” e presencialmente. A chapa Tribo obteve 30% dos votos, o IF Sudeste MG, 7%, Governador Valadares contou com 15% e a chapa Avante obteve 48% de votos.

As delegadas e delegados que participarem da Plenária deverão cumprir todas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para prevenir a disseminação do coronavírus, como o uso de máscaras, manutenção do distanciamento social, apresentação do passaporte vacinal e realização do teste para a Covid.

Notícias mais lidas