Assembleia Geral de Greve da categoria decide pela suspensão da greve e retorno ao trabalho integral a partir de segunda-feira, 02 de maio

29/04/2022

A Assembleia de Greve dos técnicos administrativos em educação (TAEs) da UFJF e do IF Sudeste MG aprovou, por unanimidade, a suspensão da greve deflagrada em março. A categoria, nas duas instituições, volta ao trabalho integral a partir de segunda-feira, 02 de maio, e mantém o estado de greve (clique aqui pra saber o que significa) acompanhando os desdobramentos da construção das mobilizações da campanha salarial das categorias do serviço público federal.

A decisão foi tomada após debate sobre o cenário nacional e das respostas das duas reitorias (UFJF e IF Sudeste MG) sobre as pautas locais da greve. Nacionalmente a conclusão foi que não há perspectiva de curto prazo para efetivação da greve nacional do serviço público ou mesmo da educação. As três entidades nacionais estão com calendários próprios sendo o da FASUBRA o mais estendido com plenária agendada apenas para o mês de junho e sem menções a uma possível greve na pauta. O posicionamento da federação foi duramente criticado por vários integrantes da assembleia o que levou ao encaminhamento de que seja feito novo comunicado a ser enviado a FASUBRA, expressando estes descontentamentos e cobrando respostas aos três ofícios enviados ao longo da greve.

No plano local, a assembleia concordou com a avaliação feita pelo comando local de greve e aprovou os acordos negociados com as duas instituições. Este acordo prevê o atendimento de uma parcela das demandas, com negativa de outras, ficando ainda parte delas em negociação. No IF Sudeste MG houve avanços na regulamentação do teletrabalho (com apresentação da minuta no conselho superior), retomada do programa de qualificação no segundo semestre e nos novos planos de flexibilização. Já na UFJF foi conquistada a retomada dos trabalhos da comissão que vai propor a regulamentação da abertura das reuniões do conselho superior, a retomada plena dos horários e trajetos do transporte, a construção de espaço institucional pra debate acerca do assédio moral e a implementação de projeto da COSBE/SIASS no Hospital Universitário.

Fica em negociação na UFJF a reinvindicação para que não haja integração do ponto eletrônico ao sistema do governo, o não repasse das aposentadorias para o INSS e a organização das escalas de trabalho no HU, nos recessos e feriados.

Durante as intervenções realizadas na Assembleia de Greve diversos membros do comando local de greve do SINTUFEJUF, e da base da categoria refletiram sobre a necessidade de que os TAEs permaneçam atentos e mobilizados para conquistas e manutenção de direitos.

A assembleia aprovou ainda que os membros de conselhos e comissões que representem a categoria, e ao mesmo tempo ocupem cargos de chefia, devem ser substituídos pelo SINTUFEJUF. E que a assembleia que irá escolher a representação da categoria na plenária da FASUBRA nos dias 4, 5 e 6 de junho, deve promover debate amplo sobre o papel da federação no movimento sindical.

A reposição do trabalho acumulado durante os dias de greve será acompanhada pelo SINTUFEJUF.

Notícias mais lidas