Arquivo Central da UFJF participa de 5ª Semana Nacional de Arquivos com o tema “Empoderando arquivos”

08/06/2021

O Arquivo Central da UFJF participa da 5ª Semana Nacional de Arquivos com o tema “Empoderando arquivos”. As atividades acontecem no Canal do LAPHARQ. O evento teve início ontem, 7, com a exposição Charge: o humor como instrumento de desenvolvimento da consciência crítica, que está disponível no canal. O objetivo da mostra é discutir o papel da charge enquanto instrumentos necessários para fortalecer a participação de minorias na sociedade. As charges satirizam a nossa sociedade utilizando o humor para despertar reflexões. Para a exposição foram escolhidos recortes publicados em jornais em 1986 de chargistas como Luís Fernando Veríssimo, Ique, Henfil, entre outros.

Dando continuidade à semana, acontece amanhã, 09, às 17h30, o Webinário “Arquivos de mulheres em pauta: por que são tão raros?” que discutirá a escassez de arquivos formados por mulheres, como ocorre a organização e o acesso a esses arquivos, quando eles existem, qual é o perfil e as necessidades dos pesquisadores atendidos e em que tais arquivos contribuem com o movimento feminista e a valorização da mulher na sociedade. A mesa de abertura será conduzida por Alessandra de Carvalho Germano (UFJF), o evento será mediado por Lília Andrade (UFJF) e contará com a participação de Kelly Cristina Teixeira (UFSC), Lucimara Reis (8M/JF), Carolina Alves (FGV) e Karina Muguet (UFJF).

Na quinta feira, 10, às 17h30, acontece o Webinário “Memória dos movimentos sociais: o papel dos arquivos” que contará com a discussão sobre o papel das instituições de guarda de acervos, que são criados a partir da atuação  de movimentos sociais e de minorias. O debate será mediado por Arlene Xavier (UFJF conta com a participação dos especialistas Cleber Ferreira (UEPB), Eduardo Sevarolli (Funalfa/PJF) e Marcos Olende (Cecom/UFJF).

Confira a programação nacional: http://semanadearquivos.arquivonacional.gov.br/

Canal https://www.youtube.com/channel/UCyffoXLe_Xrn-1v8ljT4G9g

Notícias mais lidas