Aprovada paralisação do dia 28

24/11/2023

As trabalhadoras e trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação (TAE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Instituto Federal do Sudeste Minas Gerais (IF Sudeste MG) aprovaram por unanimidade em Assembleia realizada hoje (24) paralisar suas atividades na próxima terça-feira (28). A mobilização, convocada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior (FASUBRA) e o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE), tem o objetivo de pressionar o governo federal a atender às reivindicações da categoria.

Além disso, também foi decidida na Assembleia a eleição dos representantes do SINTUFEJUF na última Plenária da FASUBRA do ano de 2023, que acontece nos dias 09 e 10 de dezembro. 

Paralisação dia 28

De acordo com o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da UFJF (SINTUFEJUF), Flávio Sereno, o principal objetivo da paralisação nacional é pressionar o governo a “negociar de verdade” a pauta orçamentária dos reajustes para o conjunto do funcionalismo público. Em dezembro ocorre nova reunião com o governo e a paralisação é uma das formas de fazer avançar esse debate.

Também foi encaminhado pela Assembleia a reivindicação local da categoria de reiterar junto ao reitor a necessidade do controle de assiduidade e de pontualidade ser manual nas duas semanas de recesso de fim de ano. “Não tem sentido o controle ser feito eletronicamente nesse período em que vários setores não estão funcionando, ou estão funcionando de forma mais reduzida, com horário adequado e com revezamento. Como não foi atendido (do mesmo pedido) na paralisação anterior, está sendo reiterado agora”.

Eleição de delegados para a Plenária Nacional da FASUBRA

Foram escolhidos pela base do SINTUFEJUF e a coordenação do sindicato os representantes para a última Plenária Nacional da FASUBRA no ano de 2023, que ocorre nos dias 9 e 10 de dezembro, em Brasília. A Avante terá direito a três delegados, enquanto a Tribo não levará nenhum delegado. A coordenação do SINTUFEJUF indicou a coordenadora geral, Maria Ângela, como sua representante da direção, o que foi referendado pela categoria.

Durante a Plenária será feito um balanço do ano em relação às conquistas e retrocessos da categoria em relação às negociações com o governo, o início do planejamento das lutas de 2024, como por exemplo uma possibilidade de greve no serviço público no âmbito do FONASEFE, já que as negociações com o governo não estão avançando.

Flávio destaca que: “há uma tendência, pelo que estamos vendo, de uma proposta de recuo, ou de recurso, da última Plenária para que a Proposta de Carreira aprovada pela FASUBRA seja desconsiderada e entre em debate novamente. Nós da direção do SINTUFEJUF entendemos isso como um grande erro. Essa proposta foi debatida tanto nas bases quanto nacionalmente e já foi apresentada ao governo. Em uma negociação que já é difícil, de uma hora para outra, dizermos ao governo que ‘essa não era muito bem nossa proposta’, só irá atrapalhar a negociação e dificultar que consigamos concretizar esse desejo da imensa maioria da categoria de melhorar seu plano de carreira, suas condições de trabalho e sua remuneração através da melhoria do PCCTAE”.

Notícias mais lidas