Aposentadas e aposentados participam de primeiro encontro do Programa de Preparação e Educação para a Aposentadoria

22/10/2022

Teve início na última terça-feira, 18, o “Programa de Preparação e Educação para a Aposentadoria”. desenvolvido pela equipe do Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Processo de Envelhecimento, da Faculdade de Serviço Social, em parceria com o SINTUFEJUF, através da coordenação de Aposentadas(as) e Pensionistas. 

De acordo com a assistente social, TAE, e coordenadora do projeto, Anna Cláudia Rodrigues Alves, o primeiro encontro consistiu em uma apresentação. Segundo ela, o grupo foi bastante participativo. Na oportunidade foi discutida a temática de projetos de vida. Anna Cláudia explica que a partir das entrevistas realizadas com os participantes foi observada a necessidade de adequar a programação e formato. “A proposta que a gente fez ao grupo e de que o mesmo fosse construído por eles, em que escolheriam entre os temas divulgados inicialmente, aqueles que teriam mais interesse em abordar. A partir disso nós vamos desenvolver os próximos encontros”, relata. Deste modo, os encontros foram condensados em 4 dias, abordando assuntos como saúde, organização financeira, envelhecimento, trabalho e identidade e tempo livre, no formato de grupo de convivência.

Segundo Anna Cláudia, o primeiro encontro contou com a colaboração da psicóloga Iracema Abranches, do Programa de Doutorado em Psicologia da UFJF, que aborda a temática do envelhecimento. Conforme a psicóloga, foi um momento muito importante e participativo. “O grupo entendeu a proposta (…). As pessoas descreveram experiências pessoais com a aposentadoria, refletiram sobre o projeto de vida (tema do encontro). A Anna apresentou o projeto, as orientações quanto aos horários e outras informações, e dei início ao tema, em forma de conversa”, conta. O tema projeto de vida foi discutido como uma proposta de planejamento na aposentadoria, fundamentado na qualidade de vida de cada um.

A coordenadora de Aposentadas(os) e Aposentandas(os) Isabel Cristina Nascimento percebeu bastante interesse dos participantes. “Eles dão sugestões, estão bem participativos e a todo momento as pessoas estavam empenhadas. Apesar de ser a primeira reunião, todos estavam envolvidos. Estamos na expectativa do resultado final desse trabalho”, afirma.

Para ela a atividade foi muito proveitosa, uma vez que alguns participantes relataram que, devido à pandemia, tiveram a vida social interrompida, e portanto, aquela era uma oportunidade de retomar o contato com outras pessoas, e sair de casa. 

Notícias mais lidas