André Diniz é nomeado reitor do IF Sudeste MG nesta terça, 27. Posse acontece na próxima quinta

27/04/2021

Eleito pela comunidade acadêmica, o novo reitor do IF Sudeste MG, Andre Diniz foi nomeado nesta terça-feira, 27, para o mandato 2021-2025, conforme publicação no Diário Oficial da União. A posse acontece na próxima quinta-feira, 29, de forma presencial em Brasília. Os detalhes da cerimônia ainda não foram informados, entretanto, segundo André Diniz, o evento deverá ser de forma restrita, devido à pandemia.

As eleições aconteceram em dezembro de 2020, com primeiro e segundo turnos realizados através do Sistema de Votação Online adotado pelo instituto. Na época, o SINTUFEJUF entrevistou os três candidatos concorrentes, com perguntas enviadas previamente pelos TAEs do IF Sudeste MG, e transmitiu no facebook e Youtube do sindicato. Na ocasião, e também após a eleição, André Diniz se comprometeu em abrir a discussão com os sindicatos sobre a regulamentação do teletrabalho e de alterações para aperfeiçoamento da resolução da flexibilização. De acordo com o coordenador geral do SINTIFEJUF, Flávio Sereno, com a posse, o sindicato está solicitando uma agenda com o reitor eleito para discutir as pautas de interesse dos TAEs. “O Fórum Intersindical constituiu dois grupos de trabalho que produziram propostas para ambas as pautas. Estas propostas vão ser discutidas na assembleia do Sintufejuf na próxima quinta-feira, dia 29 de abril”, afirma.

De acordo com André Diniz, a nomeação do reitor escolhido pela comunidade acadêmica é essencial para o modelo de educação que se tem como ideal, que respeita a democracia e preza pelo diálogo com os estudantes, docentes, TAEs e demais trabalhadores que compõem o instituto. “A gente ter essa nomeação é uma vitória muito grande, não só para a democracia, mas para o modelo de educação, uma vez que nós também ensinamos como se faz democracia e como se faz política. Isso é essencial para a continuidade dos trabalhos”, afirma.

Segundo ele, o país está passando por um momento muito complexo devido à pandemia e também às questões políticas. Deste modo, André acredita na necessidade de ter uma gestão que assume a função de enfrentamento. “Apesar de saber que é um momento muito difícil, também é um ato de resistência a gente fazer uma gestão adequada, é uma forma de mostrar que a essencialidade da educação vai se dar através do investimento público, do nosso trabalho”, completa.

No dia 18 de maio, o IF Sudeste MG realizará uma solenidade virtual simbólica para a transferência de cargo entre a gestão que se encerra, do ex-reitor Charles Okama, e a que foi nomeada hoje, de André Diniz.

SINTUFEJUF

SINTUFEJUF