Acontece hoje o I Encontro de Bibliotecários de Juiz de Fora

23/03/2023

O escritor argentino e diretor da Biblioteca Central da Argentina, Jorge Luis Borges, certa vez imaginou em seu conto “A Biblioteca de Babel” uma biblioteca infinita, onde estariam presentes todos os livros que existiram, existem e existirão, em todas as línguas já faladas pela humanidade. Lá residem os bibliotecários, seres que tem como objetivo de vida catalogar todos os infinitos livros da infinita biblioteca. 

Como diz o ditado famoso, “a vida imita a arte”. Borges em seu conto transforma o mundo em uma biblioteca, um lugar com um repositório gigantesco de informações disponíveis para serem descobertas. Em nosso dia a dia, quem nunca se sentiu assim, perdido em meio a tanto conhecimento disponível em livros, filmes, séries e na internet? 

A vida imita a arte e, assim como em “A Biblioteca de Babel”, os bibliotecários de nosso mundo podem ser importantes aliados na busca pelos descobrimentos que existem no passar de uma página ou no trocar de uma aba. 

E para contribuir com essa missão de selecionar, catalogar e apresentar conhecimentos ao público, além de celebrar o Dia dos Bibliotecários (12 de março), que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Difusão de Conhecimento (CDC), organiza o I Encontro de Bibliotecários de Juiz de Fora, que acontece nesta quinta-feira, 23, a partir das 13h30, no Anfiteatro das Pró-Reitorias, em formato híbrido, sendo transmitido ao vivo no canal das Bibliotecas da UFJF no YouTube.

Com a temática “Atuação do Bibliotecário nos Dias Atuais”, o evento contará com palestras de profissionais referência na área para discutir o tema.

Expectativas

Segundo a bibliotecária-documentalista da UFJF, Ana Carolina de Souza Caetano Oliveira, as expectativas para o evento são as melhores possíveis, pois, para além de contar com grandes profissionais da área como palestrantes, será uma oportunidade “para agrupar as pessoas que ficaram dispersas pela pandemia e pela sobrecarga do cotidiano”.

Além disso, a bibliotecária destaca a importância da celebração do Dia do Bibliotecário. “Comemorar o dia do Bibliotecário é recordar que a humanidade no atendimento ao público, no organizar o conhecimento registrado, não pode ser substituída totalmente por tecnologia alguma. No serviço público, o foco é o atendimento e para isso precisamos de pessoas capacitadas. O bibliotecário tem essa capacidade. Contribuir para que os registros documentais sejam encontrados por quem os procura é nossa missão”, defende. 

A também bibliotecário-documentalista, Uiara Gonçalves Soares, ressalta a importância dos bibliotecários e expande o que foi dito por sua colega: “nossa atuação é e sempre foi voltada para a demanda informacional do nosso usuário, ou seja, nossa ferramenta de trabalho é a informação independente do suporte a qual ela esteja. Tradicionalmente nosso ambiente de trabalho sempre foi bibliotecas, pois a informação sempre estava nesses locais, atualmente isso mudou muito e a era da informação online, onde todos podem postar algo, reforça a importância de nosso papel, pois somente com certas técnicas conseguimos averiguar se a informação é útil ou não, se é verdadeira ou não e se tem valor ou não”. 

A gerente de atendimento, Érica Fernanda da Silva, espera que este primeiro encontro seja um marco para todos os participantes do evento e que possa continuar sendo realizado pela UFJF nos anos vindouros. Além disso, a gerente evidencia a importância da integração entre os profissionais bibliotecários em Juiz de Fora para debater questões relevantes à profissão.

“A atuação do bibliotecário está em constante transformação, principalmente, a partir do surgimento das novas tecnologias, e a pandemia evidenciou ainda mais isto. Enquanto as bibliotecas estiveram fechadas, tivemos que desenvolver ferramentas e meios de atendimento de forma remota.  O bibliotecário atual precisa se atualizar nas diversas áreas, de acordo com as necessidades da sua biblioteca ou centro de informação. Não basta ter apenas os conhecimentos adquiridos durante a graduação, é preciso estar em constante capacitação para atender às diversas demandas que surgem por parte dos usuários e da instituição”, salienta.

Programação

Às 14:30, o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região (CRB-6) e bibliotecário-documentalista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Álamo Chaves de Oliveira Pinheiro, ministra palestra com o tema “Perspectivas para o bibliotecário na atualidade: ações do CRB-6”. 

Em seguida, a professora e Coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Viviane Santos de Oliveira Veiga fala sobre “Trajetória biblioteca: oportunidade e desafios”. E a última atividade da programação tem como tema “Biblioteconomia, Educação e Diversidade: novos desafios para o bibliotecário”, e fica a cargo do professor Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). 

Notícias mais lidas