Trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação, estudantes e docentes e dos campi de JF e GV tem até sábado, 31, para se inscreverem em um ou mais grupos de trabalho e contribuir com propostas para o próximo PDI. Para isso, basta acessar a aba Eventos, do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), e escolher o item Inscrição – Grupos PDI (ID 4566).
A instituição também disponibilizou um formulário para servir como base a partir da percepção dos membros da comunidade acadêmica, para orientar o trabalho desenvolvido pelas comissões do Plano. Para acessar o formulário eletrônico, é necessário ter vínculo ativo com a UFJF.
Com vigência de 2022 a 2026, o novo PDI tem como objetivo nortear as ações institucionais e o planejamento da gestão da administração central, dos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares, das unidades acadêmicas e de seus cursos de graduação e de pós-graduação, dos projetos, dos programas de extensão e de suas ações nos campos da cultura e da inovação. De acordo com o coordenador de comunicação do SINTUFEJUF e membro da Comissão Gestora, Márcio Sá Fortes, trata-se de um documento de extrema importância pois além de apresentar a forma como a universidade se enxerga, conforme a sua missão, valores e princípios, ele aponta a direção para o futuro, quais serão as suas metas e como alcança-las. Márcio reforça que o significado do técnico administrativo enquanto trabalhador da educação. “A nossa participação como TAE é muito importante para demostrar que nós construímos essa universidade e que somos parte integrante dela. Não apenas em operações do dia-a-dia, com a execução das atividades meio, mas nós temos sim essa possibilidade de discutir a universidade e o nosso papel como servidor público da educação” destaca.
Os grupos são divididos em 5 eixos temáticos, macropolíticas, intervenientes, sustentação, gestão e avaliação, sendo ao todo 17 temas, ensino, pesquisa, extensão, inovação, cultura, assistência estudantil, internacionalização, ações afirmativas, sustentabilidade, infraestrutura, tecnologia de informação, imagem, governança, pessoas, processos, avaliação institucional e avaliação acadêmica.
Conforme o coordenador de finanças do SINTUFEJUF e membro da comissão executiva, Luiz Tegedor a participação nos grupos de trabalho é uma oportunidade de interagir com os outros integrantes e discutir as ações estratégicas que nortearão a direção que a universidade deve seguir no período. Segundo ele, a metodologia está fundamentada em grupos de trabalho distribuídos por eixos temáticos, com participação voluntária. Ele relembra que a categoria está representada nas comissões coordenadora (Frederico Freire Rosa e Ricardo Cunha), executiva (Luiz Tegedor e Aline Barreto) e gestora (Marcio Sá Fortes). O foco agora é na divulgação do processo, e na mobilização da comunidade para a construção do PDI. “Nós, técnicos, temos a oportunidade de discutir a universidade, não devemos deixar passar”, afirma.
Notícias mais lidas