Após pedido do SINTUFEJUF, APES e DCE, a reunião do Conselho Superior (Consu) agendada para a próxima segunda-feira, 22 de junho, foi adiada. As entidades encaminharam na última quarta-feira, 17, uma solicitação à secretaria geral da UFJF para que o período de debates e aprovação da resolução de regulamentação do trabalho remoto fosse realizado até a primeira semana de agosto, respeitando a finalização dos relatórios das comissões que estão trabalhando o planejamento de ações da UFJF no contexto da pandemia.
A reunião do Consu teria como pauta a resolução relativa aos procedimentos que deverão ser adotados para instrumentalizar e registrar a execução do trabalho remoto, entretanto, o debate das comissões ainda está em andamento. A “Comissão de Apoio Social e Inclusão Digital” e a “Comissão de Condições de Trabalho e Gestão de Pessoas” foram instaladas somente ontem, 18 de junho, tendo esta última o objetivo de “diagnosticar e propor soluções para questões relativas às condições de trabalho no home office (trabalho remoto) durante a suspensão das atividades presenciais não essenciais ou estratégicas”. Conforme argumento do SINTUFEJUF, APES e DCE, o tempo foi insuficiente para as unidades acadêmicas e administrativas, bem como as entidades representativas dos três segmentos (estudantes, TAEs e docentes) debaterem a minuta proposta pela administração da UFJF. Além disso, o prazo estipulado para a finalização dos estudos é dia 31 de julho, não havendo sentido a resolução ser aprovada antes desta data.
Segundo o e-mail enviado pela secretaria geral aos conselheiros, a secretaria geral informou que assim que forem sistematizadas as diferentes contribuições e formulada uma proposta de condução para o debate e deliberação do CONSU, será remarcada a reunião extraordinária. Entre os motivos da suspensão da reunião está a necessidade de organizar as propostas a serem recebidas, dúvidas e questionamentos levantados, para estabelecer melhor a condução do debate.
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