Cognição e Transformação

O SINTUFEJUF (Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino em Juiz de Fora e Governador Valadares) estabeleceu uma parceria com o Projeto “Cognição e Transformação”. O objetivo é oferecer atendimento psicológico, psicopedagógico e neuropsicopedagógico a preço social para sindicalizados e dependentes de qualquer faixa etária, visando a melhoria da saúde mental e cognitiva.

A proposta desenvolvida pela equipe formada por Regina Barra (psicóloga), Teresa (psicopedagoga e neuropsicopedagoga) e Fernanda (psicopedagoga e neuropsicopedagoga) busca trabalhar diversas áreas, como a parte cognitiva, emocional, psicomotora, plasticidade cerebral, memória e dificuldades de aprendizagem. O foco principal é o desenvolvimento das potencialidades de cada indivíduo, visando a transformação e a melhoria da autoestima e da qualidade de vida.

A iniciativa teve início quando as três profissionais estavam realizando capacitação em neuropsicopedagogia em diferentes locais, mas na mesma época. Durante esse período, elas fizeram parte de um grupo de estudos na área da psicopedagogia. A partir dessa experiência, surgiu a proposta de realizar um trabalho voluntário no Instituto Padre João Emílio, com atendimento a crianças. Posteriormente, o projeto expandiu suas atividades, passando a oferecer cursos de formação e capacitação para professores, promovendo a troca de conhecimento e materiais, o que aproximou ainda mais a equipe e deu origem ao grupo “Cognição e Transformação”.

Teresa Videira, professora aposentada do IF Sudeste MG e sindicalizada veterana no SINTUFEJUF há muitos anos, em contato com a gerência do sindicato, decidiu oferecer o projeto elaborado no grupo de estudos. “O objetivo é proporcionar um atendimento humanizado e a um preço social, além de oferecer mais um serviço aos sindicalizados. Os atendimentos poderão ser presenciais ou online, a fim de incluir também os sindicalizados do Campus Avançado em Governador Valadares”, conta.

As profissionais envolvidas no projeto são psicopedagogas, neuropsicopedagogas e professoras. Regina Barra é psicóloga e estará disponível todas as quintas-feiras, das 09h às 16h em consultório e online, em horário a combinar. Teresa Videira é psicopedagoga e neuropsicopedagoga, atendendo crianças e adultos todas as sextas-feiras, no mesmo horário. Fernanda Xavier também é psicopedagoga e neuropsicopedagoga, oferecendo atendimento a crianças e adolescentes de segunda a sexta-feira, em seu próprio consultório, em horário a combinar.

Sessões a partir de R$60

Notícias mais lidas