Notícias

Avisos

Informes

Universidades

Sindicalizados

Entreterimento

“Congresso inimigo do povo”: SINTUFEJUF participa de manifestação nacional contra a PEC da Blindagem e contra a anistia aos golpistas

22/09/2025

Neste domingo (21), a Praça da Estação foi tomada por vozes que ecoaram um recado claro: o povo não aceita impunidade para golpistas e corruptos! O SINTUFEJUF esteve presente no ato, convocando os técnico-administrativos em educação a se unirem à luta em defesa da democracia.

Sob o mote “Congresso inimigo do povo”, os manifestantes denunciaram a aprovação da chamada PEC da Blindagem, que protege deputados e senadores de serem processados sem autorização das próprias Casas Legislativas. Para a população, trata-se de uma manobra vergonhosa que abre caminho para a impunidade de parlamentares acusados de crimes graves.

Além disso, os protestos também rejeitaram o projeto que pretende conceder anistia aos golpistas de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e outros crimes. Nas ruas, os gritos exigiam: prisão para Bolsonaro e punição exemplar para todos que atentaram contra a democracia!

Em Juiz de Fora, a marcha saiu da Praça da Estação, subiu a Rua Halfeld e ocupou as escadarias do Cine-Theatro Central. Foi um ato de resistência que se somou às mobilizações realizadas em mais de 30 cidades e 22 capitais em todo o país, convocadas por centrais sindicais, partidos, movimentos populares e estudantis.

A votação da PEC mostrou de que lado estão os representantes da região: apenas Ana Pimentel (PT), de Juiz de Fora, votou contra nos dois turnos. Já Delegada Ione (Avante), Dr. Frederico (Patriota), Luiz Fernando (PSD), Misael Varella (PSD) e Rodrigo de Castro (União Brasil) votaram a favor de blindar parlamentares. O SINTUFEJUF reafirma: não haverá democracia com blindagem para corruptos nem anistia para golpistas!