Notícias

Avisos

Informes

Universidades

Sindicalizados

Entreterimento

Seminário sobre RSC marca segundo dia da paralisação nacional dos TAEs na UFJF

08/09/2025

Como parte da Paralisação Nacional de 48 horas dos dias 10 e 11 de setembro, convocada pela FASUBRA Sindical contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e pelo cumprimento integral do Acordo de Greve de 2024, o SINTUFEJUF promove, nesta quinta-feira (11), o Seminário “Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC)” para TAEs da ativa e aposentados.

A atividade será realizada das 9h30 às 12h30, no Auditório 3 do Centro de Ciências (Campus UFJF), sob organização do GT Carreira do sindicato, e pretende aprofundar o debate sobre a proposta que busca valorizar a experiência acumulada pelos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs). A participação da categoria de Governador Valadares será viabilizada pela Plataforma Meet.

Convidados

O seminário contará com a participação de dois convidados com forte atuação na luta nacional pela carreira TAE:

  • Ronaldo Vitoriano Bastos – Técnico de Laboratório da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestrando em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, coordenador geral do Sintesam e membro da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira pela FASUBRA.
  • Luiz Fernando Bandeira – Assessor da FASUBRA no GT RSC/MEC, suplente da Direção Nacional da FASUBRA, ex-coordenador geral da Assufba Sindicato e integrante do GT Carreira da FASUBRA.

O que está em debate

O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) é defendido pela FASUBRA como um mecanismo essencial de valorização dos TAEs ativos e aposentados, ao reconhecer formalmente os conhecimentos e experiências adquiridos ao longo da trajetória profissional, ainda que não certificados por títulos acadêmicos. O objetivo é possibilitar progressão na carreira e fortalecer a categoria, garantindo maior reconhecimento ao trabalho desempenhado pelos servidores das Instituições Federais de Ensino.

Contexto da paralisação

A realização do seminário se insere no calendário da Paralisação Nacional dos TAEs, que começou nesta quarta-feira (10) com ato em frente à Reitoria da UFJF às 5h da manhã e participação em caravana a Brasília para os atos nacionais. A paralisação de 48 horas é parte da agenda unificada do FONASEFE, que articula os servidores públicos federais em defesa de direitos e do serviço público.📣 O SINTUFEJUF reforça a convocação para que a categoria compareça ao Seminário do dia 11, fortalecendo a luta contra a Reforma Administrativa e pelo cumprimento do Acordo de Greve, ao mesmo tempo em que avança no debate pela valorização da carreira TAE.