Notícias

Avisos

Informes

Universidades

Sindicalizados

Entreterimento

Coordenadores do SINTUFEJUF participam de reunião do FOMENE em Espera Feliz para construção do 14º FOPIR

02/07/2025

Os coordenadores do SINTUFEJUF e representantes do Grupo de Trabalho (GT) Antirracismo do sindicato, Rogério Silva e Nilza Lino, participaram, neste final de semana, da reunião do Fórum Mineiro de Entidades Negras (FOMENE), realizada na cidade de Espera Feliz (MG). O encontro teve como objetivo dar continuidade à construção coletiva do 14º Fórum Permanente pela Igualdade Racial (FOPIR), que será realizado no mês de outubro, em Barbacena.

O SINTUFEJUF, atrevás do GT Antirracismo, tem atuado ativamente na organização do FOPIR, que é um dos mais importantes espaços de articulação e debate do movimento negro em Minas Gerais. Rogério Silva, coordenador do sindicato e integrante do GT Antirracismo, destaca a importância da participação do SINTUFEJUF na construção da atividade:

“Estivemos mais uma vez presentes em uma atividade do FOMENE, colaborando com a construção do FOPIR, que este ano será em Barbacena. A organização do Fórum se dá por meio dessas reuniões com as entidades filiadas. Eu e a companheira Nilza representamos o SINTUFEJUF nesse processo, que é fundamental para o fortalecimento das lutas do povo negro”, afirma Rogério.

Nilza Lino, também coordenadora do sindicato e integrante histórica da Unegro, compartilha a importância desse espaço de construção coletiva. Para ela, esses encontros são fundamentais. Ela conta que o FOPIR é pensado em conjunto, cada detalhe é construído por todos: desde a programação até as manifestações culturais, como batuques, rodas de conversa e apresentações. “Eu participo há mais de 15 anos e sempre volto com mais conhecimento, principalmente sobre nossos direitos, como cotas e enfrentamento ao racismo. Aprendi muito com o FOMENE e o FOPIR — são espaços que acolhem, que fortalecem, que se tornam uma família para quem luta”, ressalta.

A próxima reunião do FOMENE será realizada em Barbacena e terá como foco o fechamento do planejamento do 14º FOPIR. O evento reunirá representantes de diversas entidades do movimento negro mineiro e contará com atividades formativas, debates e manifestações culturais.