Coordenador do SINTUFEJUF, Flávio Sereno, participa da Jornada de Assuntos da Aposentadoria com foco na defesa de direitos previdenciários dos servidores públicos

06/11/2024

Na manhã desta quinta-feira, dia 7 de novembro, o coordenador geral do SINTUFEJUF, Flávio Sereno, representará a Fasubra na mesa de abertura da Jornada de Assuntos da Aposentadoria, evento promovido pelo Fonasefe, que acontece em Brasília a partir das 09h. Na cerimônia, Flávio fará uma saudação aos participantes, reforçando o compromisso da Federação e das entidades sindicais na defesa dos direitos previdenciários dos servidores públicos.

A programação terá início no dia 7, com atividades na sede do ANDES-SN, e segue no dia 8, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). O evento, que reúne servidores, parlamentares e representantes sindicais de diversas entidades, discutirá os desafios e as ameaças aos direitos de aposentadoria, como a integralidade, a paridade e a segurança dos benefícios.

Programação do evento

No primeiro dia, a recepção dos participantes está prevista para às 9h. Em seguida, às 9h30, será realizado um debate com o tema “Os servidores públicos e a corrosão do direito à aposentadoria: o fim da integralidade, da paridade e a cobrança de contribuição previdenciária aos aposentados e pensionistas”. A mesa de discussão contará com a presença dos deputados federais Erika Kokay (PT/DF) e Fábio Felix (PSOL/DF), além da participação remota da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL/SP). Também foram convidados representantes de diversas entidades sindicais e de centrais sindicais, como Fonasefe, Fonacate, Fasubra, Fenajufe, Sinasefe, Sindifisco e Fenasps, para enriquecer o debate.

Durante a tarde, a mobilização continua com atividades de panfletagem na rodoviária de Brasília, das 14h30 às 16h30. A programação do dia será encerrada com um ato silencioso em frente ao Museu Nacional, às 17h, em defesa da aposentadoria.

O segundo dia da Jornada, realizado no auditório da Faculdade de Direito da UnB, trará mais debates e painéis sobre o tema. A partir das 9h, será abordado o tema “Os limites de acesso das(os) servidoras(es) públicas(os) à aposentadoria e pensões”. Após o intervalo de almoço, das 14h às 17h, ocorrerá a discussão sobre “O engodo dos fundos de pensão – ênfase na FUNPRESP”, com explanações e debates sobre a gestão dos fundos de previdência dos servidores. O encerramento do evento será marcado por uma atividade cultural, prevista para as 19h.

Notícias mais lidas