O SINTUFEJUF convoca as trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação do Hospital Universitário da UFJF (unidades Santa Catarina e CAS) para uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) na próxima terça-feira, 20, às 15h, na sede administrativa do sindicato.
Na ocasião, serão discutidos os desdobramentos da reunião realizada em 16 de julho com a Superintendência do HU em que foram abordadas questões das pautas locais da greve encerrada em julho.
De acordo com a coordenadora de Saúde do SINTUFEJUF, Andrea Ramos, durante o encontro, o Comando Local de Greve do SINTUFEJUF enfatizou a necessidade de incluir um servidor Regime Jurídico Único (RJU) — que não esteja cedido à EBSERH — nas deliberações que envolvam os RJUs. Foi proposta, ainda, a criação de uma comissão interna de RJUs para acompanhar as decisões relacionadas a casos de assédio e outras formas de violência enfrentadas pelos servidores Conforme Andrea, já existe uma comissão em atuação nas unidades, e foi acordado que um servidor RJU será nomeado para participar dos desdobramentos. Além disso, os trabalhadores foram orientados a buscar o sindicato em casos de assédio, visando a intermediação e solicitação de mesas de conciliação, com o intuito de evitar processos disciplinares como PAD/TAD e outras sanções.
Outro ponto discutido foi a necessidade de que todas as requisições feitas pelas chefias imediatas e gerências aos servidores RJUs sejam formalizadas por escrito, devido a problemas de comunicação que serão reavaliados e corrigidos pelas chefias e seus superiores. Também foi solicitada a justa consideração das solicitações de remoção e dimensionamento dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, abrangendo tanto remoções internas quanto externas para todos os servidores RJU, independentemente de sua classe. Ressaltou-se que todos os servidores são contabilizados nos postos durante o dimensionamento feito em conjunto com a EBSERH, sendo necessária uma interlocução mais eficaz junto ao Núcleo de Planejamento (Nupla).
A reunião também abordou a necessidade de assegurar que as atividades destinadas aos trabalhadores do HU com restrições sejam dignas e respeitosas, com a criação de um GT específico para acompanhar esta demanda. A Responsabilidade Técnica de Enfermagem (RTE) já está em andamento, em parceria com o SIASS/WOSSOST, formando uma equipe multiprofissional para atender melhor a essas demandas. Reforçou-se a urgência do cumprimento da Lei 14.602, que trata do repouso da enfermagem, e a implementação de um espaço de descanso digno para todos os trabalhadores. Foram destacadas as condições inadequadas de descanso para todos os servidores, incluindo os terceirizados, e foi encaminhada a necessidade de melhorias estruturais e de espaço.
Paralelamente, a Divisão de Gestão de Pessoas (Divigep) está desenvolvendo um projeto que acolhe as reivindicações apresentadas pelos servidores RJUs, incluindo a paridade na participação em comissões internas, o acesso a cursos e capacitações oferecidas pela instituição, a melhoria na comunicação, e as condições de trabalho e clima organizacional.
Deste modo, segundo Andrea, o GT-HU será retomado com reuniões presenciais mensais. Conforme a demanda, poderão ocorrer encontros adicionais duas ou três vezes por mês. O GT discutirá as pautas apresentadas, acompanhará as deliberações e tratará da unificação do ponto do HU pela EBSERH, além de resolver os conflitos entre as reuniões da Fasubra e a presidência da EBSERH. Essas discussões são fundamentais para garantir que as demandas dos trabalhadores sejam ouvidas e atendidas.
Notícias mais lidas