SINTUFEJUF, APES e SINASEFE realizaram Ato unificado em Juiz de Fora em Dia Nacional de Luta da Educação Federal

04/06/2024

No final da tarde de ontem, 3 de junho, a educação federal se mobilizou no “Dia Nacional de Luta da Educação Federal pela reabertura das negociações; recomposição orçamentária das IFEs e pelo revogaço”, convocado por ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra Sindical. Este movimento teve como objetivo principal pressionar o presidente Lula e o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) a retomarem as negociações com a Educação Federal, respeitando os princípios da representação sindical legítima. 

Em Juiz de Fora, o SINTUFEJUF, a APES e o Sinasefe mobilizaram docentes e técnicos administrativos (TAEs) da UFJF e do IF Sudeste MG para participar de um ato político e de panfletagem organizado pelos Comandos Locais de Greve das respectivas instituições. Os TAEs estão em greve desde 11 de março, totalizando agora cerca de 90 dias de paralisação. As negociações com o governo têm sido infrutíferas, apresentando resultados aquém das necessidades da categoria. Já os docentes, deflagraram greve em 15 de abril.

Segundo o informe de greve da Fasubra, no dia 29 de maio, o Comando Nacional de Greve  (CNG) protocolou uma contraproposta aprovada pela maioria das entidades de base junto ao governo. Deste modo, a estratégia agora é fortalecer a greve, promovendo ações que visem paralisar setores ainda não aderidos ao movimento e aumentar a pressão sobre os políticos para sensibilizar o governo a elevar o aporte financeiro proposto.

Além disso, foram solicitadas reuniões com os ministros da Educação, Fazenda e da Gestão e Inovação, além do próprio presidente Lula, cujo discurso e as declarações públicas em defesa da educação divergem das propostas efetivas na mesa de negociação. A Fasubra ressalta que os TAEs receberam as menores ofertas financeiras nas mesas de negociação, o que não contribui para reduzir as desigualdades salariais no serviço público federal, contrariamente ao discurso governamental de promover equidade salarial. 

Hoje, 04, o governo agendou uma nova reunião com os representantes dos TAEs para a próxima terça-feira, 11 de junho, às 16h, no Ministério da Gestão e Inovação. Esta será a sexta reunião da Mesa Específica e Temporária. Já a reunião com a representação docente está agendada para o dia 14 de junho.

Flávio Sereno, coordenador geral do SINTUFEJUF, explicou a importância da mobilização em Juiz de Fora: “Estamos aqui hoje no centro de Juiz de Fora com os comandos locais de greve do SINTUFEJUF, da APES e do SINASEFE para informar a população sobre os motivos da nossa greve. Estamos dialogando com a comunidade, distribuindo panfletos e explicando nossas reivindicações pela valorização da educação pública e do serviço público brasileiro. Na semana passada, protocolamos uma nova contraproposta ao governo federal e agora aguardamos uma resposta. Este ato é uma tentativa de pressionar o governo a entender a urgência e a importância de nossas demandas e a retomar as negociações de forma mais efetiva”, comenta.

Em Brasília, na mesma data, o Comando Nacional de Greve da FASUBRA, com a participação de representantes do SINTUFEJUF, Felipe Santos e Rosangela Frizzero, uniu-se ao SINASEFE e ANDES-SN em um ato unificado no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Este evento visava acompanhar a mesa de negociação dos docentes federais e reforçar a mobilização da Educação Federal, em defesa de uma educação pública valorizada e por condições de trabalho mais justas para os servidores, aguardando um posicionamento concreto do governo frente às demandas apresentadas.

Coordenador de Comunicação Felipe Santos e aposentada Rosangela Frizzero participam do Comando Nacional de Greve da Fasubra

Notícias mais lidas